Facebook causa bug no Spotify, Nubank, Free Fire e Tinder em iPhones

Falha no desenvolvimento do app da rede social fez com que outros aplicativos não abrissem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2020 às 10:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Usuários do iPhone tiveram dificuldade para acessar a alguns aplicativos na manhã desta sexta-feira (10). Segundo reportagem da revista Exame, uma falha no Facebook pode ter causado bugs em outros apps como Nubank, Pinterest, Spotify e até mesmo do Tinder.

Quem quis aproveitar seu sextou pagando boletos, ouvindo música ou dando matches se decepcionou pois esses aplicativos simplesmente não abriam. Usuários de Android parecem não ter sido afetados pelo bug.

O problema é que, aparentemente, uma falha no desenvolvimento do app do Facebook foi puxada por outros aplicativos, como foi o caso dos citados acima.

O kit de desenvolvedor de software (SDK, na sigla em inglês) do iOS permite que você faça login em diversos serviços usando a sua conta na rede de Mark Zuckerberg. Nesta sexta-feira (10), o Facebook, segundo o site americano Business Insider, admitiu um bug no SDK, o que causou “alguns problemas em outros aplicativos”.

Outros apps que podem apresentar problemas nesta manhã, segundo os relatos dos usuários, são os jogos Free Fire e Mario Kart, o Waze e o pacote Adobe (Photoshop, Lightroom, etc).

Quando uma pessoa entra na parte de suporte do Spotify, recebe logo uma mensagem que diz “estamos investigando um problema técnico. Tudo deverá a voltar em breve. Obrigado pela paciência”.

O teste feito pela reportagem apontou que demais aplicativos, como Netflix, Amazon Music, Amazon Prime Video, Instagram, TikTok, Reddit, YouTube, Twitter , Uber e LinkedIn estão funcionando normalmente.

Essa é a segunda vez que um bug no desenvolvimento do Facebook derruba aplicativos no iOS. Em maio, um problema causou a queda do Spotify, do TikTok e do Tinder, entre outros.