Falta o parça do 'Vai dar merda'

victor uchôa
08.06.2019, 05:00:00
Atualizado: 08.06.2019, 15:53:32

Falta o parça do 'Vai dar merda'

Corria o primeiro governo Lula quando Chico Buarque sugeriu que, entre tantas pastas nascidas para “acomodar aliados”, se criasse o Ministério do Vai dar Merda.

A estrutura proposta era simplíssima: um ministro dotado de algum discernimento para apontar fatos que, cedo ou tarde, por óbvio, dariam merda, uma secretária para as tarefas cotidianas e, se muito, um carro oficial.

À época, todo mundo deu risada do chiste de Chico e fez pouco caso da sugestão. O tempo – e a carceragem da Polícia Federal em Curitiba - mostrou quem tinha razão.

Não quero aqui enveredar pelo mérito da acusação de estupro contra Neymar, pois cada hora surge um fato novo. É possível afirmar, entretanto, que este cidadão, jogador multimilionário que é, já passou da hora de contratar um Assessor do Vai dar Merda.

Observe que Neymar é acompanhado de perto por sei lá quantos caras que, até onde se sabe, não produzem muita coisa para a sociedade. São os “Tóis”, “Parças” ou qualquer outra nomenclatura que já tenha surgido e agora me escapa. Tem, inclusive, um “assessor” que providenciou toda a logística para levar a acusadora do suposto abuso ao encontro de Neymar em Paris, mas não tem uma alma sequer com a carteira assinada pelo grande gestor de carreira Neymar Pai para, no momento devido, premonizar o inequívoco desfecho: vai dar merda.

É claro que algum dia vai dar merda se um jovem talento revelado pelo Santos faz um contrato na surdina com o Barcelona, ajeita uma triangulação financeira mandrake para escapar de impostos e, ao fim e ao cabo, termina enfrentando o mesmo Barcelona já sob contrato com aquele rival. Ninguém disse isso a Neymar.

Também dá merda quando um atleta coloca como principal objetivo da carreira ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo, mas, no meio do percurso, resolve ir para um time da segunda divisão européia simplesmente porque a vaidade fala mais alto (nem vale citar a compensação financeira, porque sua fortuna já era montanhosa). Nenhum parça foi capaz de aconselhar Neymar.

Acumulada devido a outros acontecimentos mais ou menos cotados, a merda começa a transbordar quando uma estrela global do esporte dá um soco na cara de um torcedor em plena arquibancada só porque foi criticado. Na falta do assessor do “Vai dar merda”, o “estafe” de Neymar tratou de justificar a agressão.

Até que chegamos, enfim, à manchete da vez. Não sei se houve estupro, mas sei que Neymar não deveria ter divulgado em rede social a conversa (cheia de fotos íntimas) com a mulher que o acusa. Seus assessores acham o contrário – e já levaram até a culpa.

Um exercício imaginativo: se não houvesse qualquer acusação de estupro, mas fosse a mulher a vazar a mesma conversa, poderíamos estar discutindo agora que Neymar, às vésperas da Copa América, perambulava embriagado e “loco” pelas ruas de Paris, sem ninguém para lhe dizer que isso, um dia, pode(ria) dá merda.

De uns tempos pra cá, as notícias sobre o atacante passaram a ser menos por bola e mais pelas cont(f)usões ou eventos festivos. Essa semana, alcançaram a seção policial. Pior: até agora não apareceu nenhum parça remunerado para advertir Neymar que sua carreira, projetada para ser brilhante, está mudando de rumo. Está desviando para dar em merda.

Victor Uchôa é jornalista e escreve aos sábados


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/indicado-pelo-brasil-a-corrida-do-oscar-a-vida-invisivel-ganha-trailer-confira/
Dirigido pelo cineasta Karin Aïnouz, o filme estreia nacionalmente em 31 de outubro  
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ele-ameacava-minha-esposa-todos-os-dias-diz-marido-de-baleira-morta-pelo-irmao/
Baleira foi morta a tesouradas pelo irmão na última terça-feira (17)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-investiga-se-morte-de-empresaria-no-ce-foi-suicidio-ou-assassinato/
Ela discutia com o namorado no momento do disparo, que a atingiu no peito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rambo-ate-o-fim-e-o-adeus-do-personagem-de-stallone/
Quinto filme marca a despedida do soldado que chegou às telas em 1982
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lembra-do-acustico-mtv-projeto-esta-de-volta-com-tiago-iorc/
Musical com o cantor e compositor será exibido nesta quinta (19) na emissora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fieis-se-aglomeram-em-primeiro-dia-de-visita-da-representacao-do-corpo-de-irma-dulce/
Santa ficará definitivamente exposta a partir desta quarta-feira (18)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veterinaria-espancada-pelo-namorado-sofreu-lesao-grave-no-braco/
Agressão em Goiânia foi registrada em vídeo: 'Viva pela graça de Deus'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pagodinho-diz-que-a-vida-esta-dura-mas-mantem-a-fe-na-alegria/
O sambista carioca brilha no seu 24º álbum, Mais Feliz, cujo show de lançamento em Salvador será dia 9/2 na Concha Acústica
Ler Mais