Famílias, grupos e galeras: Furdunço reúne as turmas pra curtirem juntas

Festa levou multidão a circuito entre Ondina e Barra neste domingo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2019 às 20:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/CORREIO
. por Foto: Betto Jr/CORREIO

Um dia para juntar parentes, amigos, colegas de trabalho, de escola, de faculdade, enfim, para reunir a galera. Essa foi a tônica do Furdunço, realizado neste domingo (24), e que de grupo em grupo foi formando uma multidão no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).

No segundo dia de pré-Carnaval em Salvador, o Bloco Chuks foi o primeiro a chegar à Barra, às 16h40, com repertório de canções antigas, como o hino We Are The World of Carnaval, além de frevos clássicos e músicas do trio Armandinho, Dodô e Osmar, despertando o clima de nostalgia. Foto: Roberto Midlej/CORREIO A turma do som animou um grupo de dez mulheres fantasiadas de policiais. Elas se reúnem desde 2016 e hoje voltaram à festa, na intenção de curtir junto a mesma emoção.

Acompanhe todas as notícias do Carnaval Correio Folia

Com traje de soldados, elas não dispensaram itens como coturno e cassetete, além de algemas, para "prender" foliões mais ousados e compor o figurino de forma mais fidedigna. Segundo a líder do batalhão, Isoneide Teles, os homens imploram para serem detidos por elas, como a reportagem testemunhou.  Foto: Roberto Midlej/CORREIO “Começamos só com três mulheres e o grupo foi crescendo bastante. Não saímos no Carnaval porque aqui é melhor pra desfilar. Clima mais de família”, comentou uma das integrantes mais animadas, antes de continuar revistando e ‘prendendo’ outros foliões.

Confira galeria da festa.

[[galeria]]

Em família e acompanhado de comitiva, o prefeito ACM Neto também curtiu a festa direto do camarote institucional localizado na Avenida Oceânica. No local, ele ressaltou a importância da folia para movimentar a economia na cidade. 

“A antecipação do Carnaval é a oportunidade para muitas pessoas, que não vão passar a festa em Salvador, de virem aqui curtir e muitas outras anteciparem a vinda à cidade”, comentou ele, ao destacar também a criação do Fuzuê e Pipoco.  Foto: Divulgação/SecomPMS O prefeito também comentou o fato de o Furdunço ser uma espécie de teste para o Carnaval. “Sim, sem dúvida é. A gente já está com operação em nível máximo de limpeza, transporte e segurança, apesar de esta festa ter características diferentes do Carnaval. Aqui, não tem trios ‘grandes’, então, é um momento lúdico, mas pode ser considerado aquecimento e teste para o que acontece a partir de quinta-feira”, observou.

Dinheiro entrando O prefeito ainda aproveitou para falar sobre a economia da festa, e as estimativas de geração de emprego e renda para este ano.

“Estão sendo gerados mais de 250 mil empregos, garantindo mais de 800 mil turistas e visitantes em Salvador no período e taxa máxima de ocupação da rede hoteleira. São quase 2 bilhões de reais movimentados pela indústria do Carnaval não apenas nos dez dias de festa, mas durante os 365 dias do ano. Esse é o grande ganho que justifica o investimento que a Prefeitura faz na festa”, contabilizou.