Famílias, grupos e galeras: Furdunço reúne as turmas pra curtirem juntas

salvador
24.02.2019, 20:10:00
Atualizado: 25.02.2019, 16:13:12
(Foto: Betto Jr/CORREIO)

Famílias, grupos e galeras: Furdunço reúne as turmas pra curtirem juntas

Festa levou multidão a circuito entre Ondina e Barra neste domingo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Um dia para juntar parentes, amigos, colegas de trabalho, de escola, de faculdade, enfim, para reunir a galera. Essa foi a tônica do Furdunço, realizado neste domingo (24), e que de grupo em grupo foi formando uma multidão no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).

No segundo dia de pré-Carnaval em Salvador, o Bloco Chuks foi o primeiro a chegar à Barra, às 16h40, com repertório de canções antigas, como o hino We Are The World of Carnaval, além de frevos clássicos e músicas do trio Armandinho, Dodô e Osmar, despertando o clima de nostalgia.

Foto: Roberto Midlej/CORREIO

A turma do som animou um grupo de dez mulheres fantasiadas de policiais. Elas se reúnem desde 2016 e hoje voltaram à festa, na intenção de curtir junto a mesma emoção.

Acompanhe todas as notícias do Carnaval Correio Folia

Com traje de soldados, elas não dispensaram itens como coturno e cassetete, além de algemas, para "prender" foliões mais ousados e compor o figurino de forma mais fidedigna. Segundo a líder do batalhão, Isoneide Teles, os homens imploram para serem detidos por elas, como a reportagem testemunhou. 

Foto: Roberto Midlej/CORREIO

“Começamos só com três mulheres e o grupo foi crescendo bastante. Não saímos no Carnaval porque aqui é melhor pra desfilar. Clima mais de família”, comentou uma das integrantes mais animadas, antes de continuar revistando e ‘prendendo’ outros foliões.

Confira galeria da festa.

(Foto: Betto Jr/CORREIO)
(Foto: Betto Jr/CORREIO)
(Foto: Betto Jr/CORREIO)
(Foto: Betto Jr/CORREIO)
(Foto: Betto Jr/CORREIO)
(Foto: Betto Jr/CORREIO)

Em família e acompanhado de comitiva, o prefeito ACM Neto também curtiu a festa direto do camarote institucional localizado na Avenida Oceânica. No local, ele ressaltou a importância da folia para movimentar a economia na cidade. 

“A antecipação do Carnaval é a oportunidade para muitas pessoas, que não vão passar a festa em Salvador, de virem aqui curtir e muitas outras anteciparem a vinda à cidade”, comentou ele, ao destacar também a criação do Fuzuê e Pipoco. 

Foto: Divulgação/SecomPMS

O prefeito também comentou o fato de o Furdunço ser uma espécie de teste para o Carnaval. “Sim, sem dúvida é. A gente já está com operação em nível máximo de limpeza, transporte e segurança, apesar de esta festa ter características diferentes do Carnaval. Aqui, não tem trios ‘grandes’, então, é um momento lúdico, mas pode ser considerado aquecimento e teste para o que acontece a partir de quinta-feira”, observou.

Dinheiro entrando
O prefeito ainda aproveitou para falar sobre a economia da festa, e as estimativas de geração de emprego e renda para este ano.

“Estão sendo gerados mais de 250 mil empregos, garantindo mais de 800 mil turistas e visitantes em Salvador no período e taxa máxima de ocupação da rede hoteleira. São quase 2 bilhões de reais movimentados pela indústria do Carnaval não apenas nos dez dias de festa, mas durante os 365 dias do ano. Esse é o grande ganho que justifica o investimento que a Prefeitura faz na festa”, contabilizou.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048