Fazer sexo regularmente faz bem para a saúde mental, diz especialista

bazar
19.03.2018, 18:27:00
(Foto: Reprodução)

Fazer sexo regularmente faz bem para a saúde mental, diz especialista

Certos hormônios liberados no ato podem reduzir o estresse e a ansiedade

Você gosta de sexo? Pois sabia que, além de ser bom, ele também pode melhorar sua saúde mental? Sim: é capaz até de reduzir o estresse e a ansiedade. Isso tudo é graças a certos hormônios que são liberados durante o ato, segundo o cirurgião urologista americano Jamin Brahmbhatt.

"Uma dessas substâncias é a dopamina, que está relacionada ao caminho da recompensa. É por isso que, se você transa com uma pessoa e realmente gosta, você tem vontade de fazer de novo", explica, durante uma entrevista ao Popsugar. A dopamina ainda é responsável por produzir sentimentos de positividade.

Acha que parou por aí? Pois o sexo também pode aumentar os níveis de oxitocina, um hormônio poderoso que faz com que você queira abraçar e ficar agarradinho. Um aumento da substância ainda leva à redução dos sinais de estresse e ansiedade, funcionando, possivelmente, como um antídoto para sentimentos depressivos.

Jamin, porém, faz uma ressalva. "Muitos dos estudos são feitos com pessoas em relacionamentos, não sexo casual", fala. Uma explicação apontada pela reportagem é que a forma casual pode vir com alguns estresses - por exemplo, transar com o ex pode dar sentimentos de tristeza e arrependimento.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas