Feira de Santana participa de pesquisa para detectar novas cepas de covid-19

Prefeitura da cidade realiza ação em parceria com Uefs e Fiocruz

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2021 às 10:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Exames para diagnóstico da covid-19 estão sendo realizados até sexta-feira (23) no estacionamento da prefeitura de Feira de Santana, na avenida Getúlio Vargas. A ação faz parte de uma pesquisa que a Secretaria Municipal de Saúde participa com a Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e a Fiocruz para identificar indivíduos assintomáticos, em áreas de grande circulação de pessoas na cidade do interior da Bahia.

Além do diagnóstico, através da coleta é possível rastrear as novas mutações virais decorrentes da expansão global da pandemia. Essas mutações podem gerar vírus que são mais contagiosos ou com maior risco de morte.

Os pesquisadores coletam exames RT-PCR, que é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab - espécie de bastonete gigante. O PCR comprova a infecção nos dias iniciais.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde da UEFS, Erenildes Cerqueira, podem participar dessa pesquisa pessoas que não apresentam os sintomas da covid-19 e que não tenham tomado a vacina. As amostras do PCR são encaminhadas para o Lacen.

Investigação epidemiológica “O objetivo é detectar pessoas positivas entre assintomáticos que estejam circulando nas ruas e outros espaços. Caso o resultado seja positivo para a Covid-19, será feita a investigação epidemiológica dessas pessoas e proceder o isolamento”, acrescentou.

A testagem iniciou na semana passada no Centro de Abastecimento, onde foram realizados 330 exames. A feirinha da Cidade Nova, o Terminal Central e a Estação Rodoviária também serão pontos estratégicos para a realização da pesquisa.