Feira virtual mostra vantagens para brasileiros de estudar na República Tcheca

25 universidades do país vão participar; veja como se inscrever de graça

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 14:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O governo da República Tcheca organiza a primeira edição de uma feira virtual que busca atrair estudantes brasileiros para o país do leste europeu. O evento gratuito acontece no dia 14 de outubro, das 17h às 21h . Os interessados poderão visitar virtualmente estantes e ter conversas por áudio e vídeo com 24 de algumas das melhores universidades do mundo.A ação é organizada pela Agência Nacional Tcheca para Educação Internacional e Pesquisa (DZS), 

O atrativo para os estudantes é a possibilidade de estudar em uma instituição de ponta, que têm reconhecimento em pesquisa, inovação e cooperação internacional, a custos bem menores do que destinos tradicionais, como Estados Unidos e Europa Ocidental. Outro diferencial destacado pelo governo tcheco para chamar a atenção de brasileiros é o baixo custo de vida nas cidades tchecas, principalmente para um país como o Brasil com moeda tão desvalorizada e em crise econômica.

“Por que escolher a República Tcheca para estudar? As razões mais inteligentes, sem dúvida, são a relação custo-benefício, a excelência do ensino, bem como a qualidade de vida e a localização vantajosa do País no centro da Europa. As universidades tchecas estão entre as mais antigas do planeta e são reconhecidas internacionalmente por seus programas em Engenharia, Ciência da Computação, Bioquímica e Negócios”, afirma Jakub Tesar, chefe do (DZS), responsável pelo gerenciamento das operações do “Estude na República Tcheca”.  

Mais de 1.000 cursos ministrados em inglês são distribuídos em 61 instituições de ensino superior com instalações modernas e uma ampla gama de cursos que vão desde Medicina, Engenharia, TI, Ciências Naturais ou Negócios a Direito, Ciências Sociais, Artes e Arquitetura.   

“Os alunos têm muito mais 'liberdade' no que diz respeito ao programa de estudos e às instalações da universidade. Existem muitas disciplinas opcionais ministradas por especialistas internacionais, as instalações da universidade estão sempre abertas e há espaço para os alunos terem um tempo tranquilo estudando fora dos dormitórios”, diz María Suarez, embaixadora do “Estude na República Tcheca” na Venezuela. 

Os programas de língua inglesa custam entre 3.000 e 15.000 dólares por ano e o ensino superior em instituições públicas permanece gratuito para todas as nacionalidades se os alunos decidirem estudar na língua tcheca. Os estudantes também podem aproveitar os programas de bolsas oferecidos pelas universidades, e até mesmo participar de programas de intercâmbio internacional, como o European Erasmus +. 

“Nossas universidades estão cada vez mais envolvidas em uma ampla gama de atividades de cooperação internacional que acontecem na União Europeia e em outros países, como o Brasil”, explica Jakub Tesar. 

A estimativa é que estudante internacional gaste para viver na República Tcheca entre 350 e 750 dólares, o que cobre o custo de hospedagem, alimentação, viagens, cinemas e exposição durante um mês. As refeições podem ser feitas por apenas três ou quatro euros.

Outro benefício para estudantes internacionais é a possibilidade de trabalhar meio período e ganhar algum dinheiro extra. “O equilíbrio perfeito entre estudar e morar na República Tcheca é outro aspecto que pesa muito na hora de escolher o país como destino. É classificado como o quinto lugar mais acessível para se viver na Europa e o oitavo país mais seguro do mundo, de acordo com o Índice da Global Peace Index 2020”, informa Klara Tonkova,  integrante do “Estude na República Tcheca”.

Além disso, Praga, capital do país, está entre as 50 melhores cidades do mundo para estudar. Algumas de suas universidades, como a Charles University, fundada em 1348, é uma das mais antigas do planeta. Os tchecos também defendem como argumento a beleza arquitetônica das suas cidades, a boa comida e a intensa vida cultural e noturna, movimentada por mais de 50 mil estudantes internacionais.

As inscrições podem ser feitas pelo site.

Veja as 25 universidades que vão participar:

Academy of Performing Arts in Prague Cidade: Praga / Programas oferecidos: Graduação (ministra programas em inglês) É a maior escola de arte da República Tcheca. Os professores são profissionais ativos da cena cultural e intelectual tcheca, cineastas de alto nível, diretores de teatro e artistas de palco, virtuosos musicais e dançarinos mestres com ênfase em uma abordagem exclusivamente individual. Oferece estágios individuais de curta duração. Possui Faculdade de Teatro; Escola de Cinema e TV e Faculdade de Música e Dança.  Anglo-American University Cidade: Praga / Programas oferecidos: Graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: Seus alunos, vindos de mais de 80 países, conquistam diploma reconhecido mundialmente, credenciado nos Estados Unidos e na União Europeia. Muitos dos ex-alunos atuam em posições de destaque em grandes corporações mundiais, como Nike e Costa Coffee, além de promissoras startups e organizações públicas como OTAN e PNUD/ONU. Possui as faculdades de Ciências Humanas e Sociais; Relações Internacionais e Diplomacia; Ciência Política; Administração de Empresas; Jornalismo, Mídia e Artes Visuais; Direito e Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Ciências Digitais.  

ŠKODA AUTO University  Cidades: Praga e Mladá Boleslav / Programas oferecidos: Cursos de idiomas, Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/7LMLpej1eDk Fundada pelo maior fabricante de veículos da República Tcheca, possui em seu corpo docente especialistas da indústria e da academia, líderes em seus campos, para compartilhar conhecimento acadêmico e experiências práticas com os alunos. Estágios remunerados em multinacionais parceiras e alta empregabilidade no mundo todo (principalmente nas áreas de RP e marketing, logística, compras, controladoria, desenvolvimento técnico e RH) estão entre os principais benefícios da Universidade.   Brno University of Technology Cidade: Brno / Programas oferecidos: Graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: É a maior Universidade técnica/de engenharia da República Tcheca e uma das principais instituições educacionais, científicas e de pesquisa da Europa Central. Com tradição de mais de cem anos e instalações de pesquisa de última geração, faz parte de dois centros de excelência: o Instituto de Tecnologia da Europa Central e o IT4Inovation. A cooperação internacional é uma das suas prioridades estratégicas. Seus programas também abrangem os campos das ciências naturais, arquitetura, artes plásticas, TI e economia.Charles University  Cidades: Praga, Pilsen e Hradec Králové / Programas oferecidos: Cursos de idiomas, Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: Fundada em 1348, é uma das universidades mais antigas do mundo e a maior da República Tcheca. Classificada pelos rankings internacionais mais respeitados entre as melhores do planeta, também é reconhecida como uma instituição moderna, dinâmica e cosmopolita. Oferece programas e cursos em várias áreas: ciências, medicina, odontologia, farmácia, ciência da computação, humanidades, ciências sociais, fisioterapia, direito, educação, economia, matemática, etc.   Czech Technical University in Prague  Cidade: Praga / Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: Instituição de ensino superior e pesquisa reconhecida internacionalmente, com mais de 310 anos de tradição e uma excelente reputação. Oferece boas perspectivas de carreira para seus graduados e dezenas de programas nas áreas de Engenharia, Ciências Nucleares e Engenharia Física, Arquitetura, Ciências dos Transportes, Engenharia Biomédica, Tecnologia da Informação e Estudos de Negócios. 

Czech University of Life Sciences Prague Cidade: Praga/ Programas oferecidos: Graduação, Curta duração, Pós-graduação, MBA (ministra programas em inglês)/ Vídeo: Centro educacional e de pesquisa líder nas áreas de silvicultura, meio ambiente, setor agrícola, sustentabilidade dos recursos naturais, gestão e informática, tecnologia e desenvolvimento regional. Compartilha com seus alunos a responsabilidade e o respeito pelo meio ambiente e o interesse por uma vida sustentável para as gerações futuras. Em 2020 foi apontada como a Universidade mais sustentável da República Checa. Está localizada em um exclusivo campus moderno e verde.

Masaryk UniversityCidade: Brno / Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: Escola líder na República Tcheca, localizada na 6ª cidade estudantil mais popular do mundo. Possui programas de cooperação e parcerias internacionais com universidades, instituições de pesquisa e empresas. Com infraestrutura de última geração e tecnologias de ponta, oferece uma ampla variedade de programas que vão desde humanidades, artes, ciências da vida, medicina, negócios e ciências da computação.   Mendel University in Brno Cidade: Brno / Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: A mais antiga Universidade tcheca especializada em ciências da vida está localizada no centro de Brno em um campus com jardim botânico. Possui unidades especiais para atividades práticas com diversos laboratórios e instalações, como estufas, tanques de peixes, além de uma cervejaria própria. É conhecida pela forte cooperação internacional com universidades parceiras no mundo todo e apoia seu próprio clube estudantil internacional. Oferece programas nas áresa de agricultura, silvicultura e processamento de madeira, horticultura, economia, informática e estudos internacionais.   Palacký University Olomouc Cidade: Olomouc / Programas oferecidos: Cursos de idiomas, Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/z1nHw2xhw3M A segunda Universidade mais antiga nas terras Tchecas está entre as três mais importantes do País e entre as 500 melhores universidades do mundo. Apoia ativamente a internacionalização de ambientes educacionais e de pesquisa e o desenvolvimento de parcerias estratégicas internacionais. Oferece programas em áreas que vão das ciências da saúde e medicina às línguas modernas e clássicas, filosofia, formação de professores, ciências, direito, esportes e teologia.

Prague University of Economics and Business Cidade: Praga / Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: A maior universidade pública na área de economia e negócios da República Tcheca. É classificada anualmente pelo Financial Times e já foi avaliada durante vários anos pelo projeto Eduniversal Ranking, classificada como uma das três principais escolas de negócios da Europa Central e Oriental. O perfil internacional da Universidade é comprovado pela presença de alunos não tchecos, que chega a 25%.

Silesian University in OpavaCidade: Opava e Karviná / Programas oferecidos: Graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: Universidade pública, membro da Associação Universitária Europeia. Coopera com cerca de 40 universidades parceiras em todo o mundo, proporcionando amplas oportunidades de estudo, trabalho e pesquisa aos seus alunos, por meio de programas especiais e bolsas individuais. Dispõe de programas nas áreas de matemática, física, história, literatura, linguagens, economia, gastronomia, pedagogia, saúde, administração pública e artes.  

Technical University of Liberec Cidade: Liberec / Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação, MBA (ministra programas em inglês) / Vídeo:  É a única Universidade na região de Liberec. Dinâmica e de médio porte, reúne ensino técnico e universitário. Apresenta excelentes resultados nas áreas de ciência e pesquisa, com o desenvolvimento de novas tecnologias a nível mundial. Possui modernas instalações residenciais para suprir as demandas de acomodação. Além das áreas técnicas, forma também economistas, professores, arquitetos, entre outros especialistas.    The Prague School of Advertising Cidade: Praga / Programas oferecidos: Graduação / Vídeo: https://youtu.be/e3Cge4Ur7ho Inspirada pelo modelo escandinavo e britânico de ensino superior, a Escola de Publicidade de Praga prepara os alunos para uma carreira na indústria criativa, nas áreas de marketing,  publicidade e artes visuais. Com foco em atividades práticas, os alunos participam de uma série de workshops e seminários criativos, incluindo o desenvolvimento de suas próprias startups e o trabalho em contratos reais.  Tomas Bata University in Zlín Cidade: Zlín / Programas oferecidos: Cursos de idiomas, Graduação, Curta duração, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/dAHvFZnvag8 Instituição pública de médio porte, que segue as tendências atuais do ensino superior europeu e mundial. Está entre as 40 melhores universidades do mundo no ranking da British Times Higher Education. Promove o bilinguismo em todas as esferas e o corpo discente é multicultural, vindo de mais de 70 países. Seus cursos têm foco em disciplinas técnicas e tecnologia, ciências naturais, economia, artes, informática, humanidades, logística e saúde.

 University of Chemistry and Technology, Prague Cidade: Praga / Programas oferecidos: Cursos de idiomas, Graduação, Pós-graduação, Cursos online / Vídeo: https://youtu.be/_qgkAgDX5lo A Universidade de Química e Tecnologia de Praga é um centro natural de estudo e uma das maiores instituições de ensino e pesquisa do país com foco em química técnica, tecnologias químicas e bioquímicas, engenharia química e de materiais, química alimentar e estudos ambientais.

University of Finance and Administration  Cidades: Praga, Karlovy Vary e Most / Programas oferecidos: Graduação (ministra programas em inglês) Com foco no trabalho científico e na cooperação internacional, a VŠFS coopera com mais de 55 universidades dentro do Erasmus+, Exchange e outros programas bilaterais na Europa, EUA, México e China. Tornou-se a primeira universidade privada do País com doutorado na área de Economia. Oferece programas de Economia, Economia do Direito, Economia da Mídia, Segurança e TI e Gestão e Comunicação de Marketing.

University of Hradec Králové Cidade: Hradec Králové / Programas oferecidos: Curta duração, Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/5dgUBh4LrpQ Instituição pública com moderna infraestrutura e alta taxa de empregabilidade entre seus graduados. Possui taxas de inscrição acessíveis em comparação a outras universidades europeias e acomodação para os estudantes internacionais em dormitórios totalmente equipados. Oferece programas nas áreas de economia, gestão e ciência da computação; humanidades e ciências sociais; disciplinas educacionais e artísticas; programas de ciências naturais e tecnologia.  University of New York in Prague  Cidade: Praga/ Programas oferecidos: Graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/MDNcEJh1TjY Uma das maiores instituições de ensino superior de língua inglesa na República Tcheca. Concede diplomas universitários americanos e tchecos com programas totalmente em inglês.  A UNYP tem uma longa história e parceria de graduação com a State University of New York, e também possui parceira com o Empire State College (SUNY, ESC).  University of Ostrava Cidade: Ostrava / Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) Instituição com alto nível de qualidade em educação e pesquisa nas áreas de ciências humanas, sociais e naturais, estudos de saúde, medicina e artes plásticas. O pequene porte da Universidade permite uma abordagem individual e flexível com os alunos, além da identificação de oportunidades que ampliem suas qualificações para iniciarem suas carreiras.University of PardubiceCidade: Pardubice / Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/BRZHa7fjxYI É uma das dez melhores universidades da República Tcheca, de acordo com rankings internacionais. Possui salas de aula e laboratórios bem equipados, equipes científicas de ponta e credenciamentos institucionais em áreas-chave. Químicos e economistas, filósofos e historiadores, profissionais de saúde, especialistas em transportes, engenheiros elétricos e cientistas da computação estudaram na Universidade. 

University of South Bohemia in České Budějovice Cidade: Ceske Budejovice / Programas oferecidos: Cursos de idiomas, Curta duração, Cursos online, Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/D2cVHy7a9PY Universidade pública que representa em sua região um importante centro de pesquisa, ciência e desenvolvimento especializado em ciências naturais, humanistas e sociais, configurando em vários rankings internacionais de educação. Possui cooperação estreita com mais de 400 universidades em todo o mundo.Com foco na experiência do aluno, investem em uma estrutura moderna e funcional, promovem eventos regulares no campus, possuem refeitório com alta qualidade e preços subsidiados, cafés, jardim de infância e clube estudantil.University of West Bohemia, Faculty of Electrical Engineering Cidade: Pilsen / Programas oferecidos: Cursos de idiomas, Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/y62QbiL5AqU Localizada em Pilsen, metrópole com sólida tradição na indústria, educação e cerveja. Além das especialidades técnicas, a Universidade oferece programas em áreas como Humanidades e Economia. Com modernos centros de pesquisa, possui excelentes resultados em pesquisa básica e aplicada. Possibilita ao aluno construir seu próprio programa de estudos de acordo com seus interesses, em um ambiente internacional, com especialistas do mundo todo.  VSB – Technical University of Ostrava Cidade: Ostrava/ Programas oferecidos: Graduação, Pós-graduação (ministra programas em inglês) / Vídeo: https://youtu.be/d2DOvspJcbs Há mais de 170 anos conecta as disciplinas técnicas, econômicas, naturais e artísticas em programas de estudo modernos, respondendo aos problemas e necessidades do presente. Realiza pesquisa básica e aplicada de alto nível e, graças à tradição e cooperação com a indústria, bem como com muitas universidades nacionais e internacionais em uma ampla gama de setores, oferece soluções inovadoras em diversas áreas e grandes possibilidades de emprego para os seus graduados.