Fenômeno na web, Kéfera brilha na telinha e se prepara para lançar filme e livro

Atriz está no ar como Mariane em Espelho da Vida, sua primeira telenovela

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2018 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Cara conhecida na internet, Kéfera Buchmann, 25 anos, viu a fama crescer ainda mais quando estreou em Espelho da Vida na pele da atriz e digital influencer Mariene. Seu primeiro papel em uma telenovela não poderia ser mais parecido com ela. 

Longe de lhe inspirar segurança, o fato de a personagem tangenciar tanto sua própria trajetória se transformou em um desafio. "Eu tinha medo no começo porque a Mariane é uma personagem que corre o risco de cair numa interpretação caricata por conta da personalidade dela” admite.

O medo era justificável. Em sua estreia na TV, ela era alvo de pressão por todos os lados: dela mesmo, dos fãs e, claro, dos “haters”. (Foto: TV Globo) Dona de um dos primeiros canais brasileiros a atingir um milhão de inscritos no YouTube, o 5 minutos, que mantém até hoje, Kéfera desde cedo sente o peso da expectativa sobre o que faz - e o que deixa de fazer. “Ainda hoje sou alvo de preconceito, pois tem gente que acha que virei atriz ao me aproveitar da minha fama na internet. Na verdade, eu comecei na internet por ser atriz, para mostrar o meu trabalho”, explica, ao enfatizar que apesar desse julgamento, o público tem reagido bem aos seus novos projetos. 

[[saiba_mais]]

Parte dessa reação positiva talvez resida no fato de ela estar dando conta do recado. Na pele da egocêntrica e competitiva Mariane, ela tem conseguido dosar bem vilania e bom humor, fugindo da armadilha caricatural. “É muito legal ter a oportunidade de fazer uma pessoa com um pé na vilania logo em meu primeiro trabalho na TV. É um lugar bacana de se explorar. Além disso, a Mariane tem um lado cômico, o que atrai também o público”, comenta.

Aliás, a própria entrada de Kéfera na TV Globo foi apontada como uma estratégia da emissora para atrair jovens ao velho hábito de ver TV. Mas ela pondera. 

“Eu fui convidada para participar da novela porque gostaram do meu trabalho como atriz. Se eu levar público que me segue no YouTube e nas redes sociais para a TV  e ganhar seguidores por conta do meu trabalho na Globo, acho que é bom para todo mundo”, defende.

Internet, cinema, TV, teatro. Ela faz de tudo quando o assunto é atuar e garante não ter preferência. “Eu amo ser atriz e agora estando em uma  novela, descobri que gosto de atuar em todas as áreas: TV, cinema e teatro. Cada um desses canais tem suas delícias”, comenta.

Para ela, o que muda mesmo é a relação com o público, que se comporta de um modo diferente em cada um desses ambientes e plataformas. “No teatro é algo mais rápido, é na hora mesmo. Na novela, começamos a gravar bem antes da estreia. Então a reação do público surge depois que a novela está no ar. E no cinema, como gravamos tudo antes, só sentimos o que o público acha bem depois de já termos nos despedido dos personagens”, compara. (Foto: TV Globo) Público Com a rotina agitada, ela tem postado vídeos no canal com menos frequência, mas nem por isso tem estado menos ativa na internet. Nas redes sociais, especialmente no Intagram, ela mantém contato direto com o público. Só que quem a acompanha desde o início, tem percebido mudanças. 

Para Kéfera, nada estrategicamente pensado, fruto apenas do amadurecimento. “Meu jeito brincalhão continua.  A principal mudança está no fato de que fui me conhecendo  melhor, entendendo meu lugar no mundo e isso também aparece no conteúdo que escolho compartilhar”, comenta.

É ela quem cuida do canal e, por isso, controla quando e o que vai gravar. As ideias surgem em situações cotidianas, principalmente durante conversas com os amigos e ao ler mensagens dos fãs. 

Um dos assuntos que tem passado a ser uma constante em suas postagens é o feminismo - incluindo aí a transição capilar e outros processos de empoderamento. “Cada vez mais tenho entendido que toda mulher nasce feminista, só não sabemos ainda disso. Vamos nos descobrindo feministas ao longo do tempo com a convivência em sociedade, percebendo as repressões e sofrendo as consequências da desigualdade de gênero. Estou me aprofundando no assunto e quero cada vez mais usar a minha voz para ajudar outras mulheres a se descobrirem também”, diz. Na pele “Essa definitivamente é a minha tatuagem preferida. Simboliza não só uma causa que eu acredito e defendo, que é o feminismo, mas o reencontro com o meu amor próprio”, disse atriz sobre tatuagem feita em fevereiro (Foto: Reprodução/ Instagram) Polêmicas Tanto é assim que na semana passada, durante uma participação no Encontro com Fátima Bernardes, a atriz se envolveu em uma polêmica ao discutir com um rapaz da plateia o assunto. Ele questionou o movimento citando um caso em que teria sido destratado por uma mulher feminista.

Em seguida, Kéfera retrucou: “O que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo, e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”. O rapaz tentou continuar a fala, interrompendo o que Kéfera dizia, e a influenciadora novamente o questionou. “Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando feminismo pra vocês. Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, mas você não tem que ensinar para a gente”.

A reação da internet ao debate entre os dois foi instantânea. Houve quem achasse que ela foi agressiva, ao falar de forma tão contundente e se valer de expressões em inglês para se referir a coisas que podem ser ditas em português, e teve também quem viu na postura da atriz um ato de coragem, por não se calar e explicar ao vivo do que se tratava cada um dos termos conhecidos internacionalmente pela militância feminista. 

No Instagram, Kéfera afirmou que a postura não foi agressiva, mas sim um “posicionamento perante MAIS UMA VEZ homem querendo explicar feminismo pra nós mulheres”. 

Dias depois, ela passou a debochar daqueles que insistiam na crítica: “quem manswatched a novela hoje?”, perguntou, numa clara menção aos termos feministas. 

Os comentários sobre sua atuação em Espelho da Vida têm sido bem elogiosos. Como é que você lida com as críticas e com essas expectativas todas em relação ao seu trabalho? Fico muito feliz com os elogios. Eu tinha medo no começo porque a Mariane é uma personagem que corre o risco de cair numa interpretação caricata por conta da personalidade dela. Eu pesquisei, estudei, ensaiei, para não cair no óbvio e encontrar a verdade da personagem, a cara que ela precisava ter. Eu estou bem feliz com a repercussão positiva do trabalho. Estou fazendo com muito amor e dedicação e espero que as pessoas continuem curtindo.  

Qual sua relação com os colegas de elenco e como é contracenar com eles? A relação é ótima. Nos damos muito bem. Trocamos muito antes das cenas. É muito legal perceber que estou interpretando ao lado de pessoas que sempre admirei. Antes de cada cena, apesar da concentração, sempre penso: caramba, olha com quem estou contracenando.

Saíram algumas notícias na imprensa de que por você não ter feito testes, ter uma agenda de gravações especial e estar em um papel de destaque na novela, sua presença estaria causando algum incômodo nos colegas de elenco? Rolou algo do tipo mesmo? Não há qualquer mal-estar entre o elenco. Pelo contrário, há muita troca entre todos. Estamos muito próximos mesmo e viajar para gravar acaba ajudando na construção dessa relação. 

O que é mais difícil na preparação para a personagem e quem tem lhe ajudado nesse processo? Fiz aula de prosódia. Eu já não tinha o sotaque puxado, pois moro em São Paulo há cinco anos. Mas fico me policiando para maneirar no ‘r’. 

Kéfera volta ao cinema em janeiro Depois de levar quase 2 milhões de espectadores ao cinema com o sucesso É Fada, Kéfera deve repetir o feito com um novo filme dedicado ao público jovem. Em Eu Sou Mais Eu, que estreia no dia 24 de janeiro, Kéfera dará vida à estrela pop Camilla Mendes. Dona dos maiores hits do momento, ela não tem tempo para pensar em nada que não seja sua fama e seus milhões de seguidores.  (Foto: Divulgação) Sem paciência para a concorrência, tudo que importa é que a sua nova música Eu Sou Mais Eu seja a número um nas paradas.Com milhares de compromissos na agenda, voltar no tempo, com certeza, não estava nos seus planos. 

Mas quando misteriosamente acorda em 2004, Camilla terá que lidar com os dramas da adolescência, o bullying da inimiga Drica (Giovanna Lancellotti), as provas e trabalhos da escola… tudo de novo! Vai ser até moleza se readaptar à vida antes da selfie, o complicado mesmo vai ser conseguir convencer seu melhor amigo, Cabeça (João Côrtes), que ela veio do futuro e agora precisa da sua ajuda para voltar.

Para encarar o papel da popstar Camilla, Kéfera passou por uma longa preparação, com ensaios, aulas de canto, aulas de dança e mudanças no visual. Além de reviver músicas clássicas dos anos 2000 que embalaram o discman de todos os adolescentes da época, Eu Sou Mais Eu também conta com uma faixa inédita na voz da própria Kéfera, a gravação de um videoclipe e um show com a presença de seus fãs na plateia em que canta o sucesso Máscara, da cantora Pitty.