Feriadão terá medidas restritivas em Salvador; veja o que muda

Praias estarão fechadas a partir da próxima quinta-feira (3)

Publicado em 28 de maio de 2021 às 10:06

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

O feriadão de Corpus Christi terá medidas restritivas em Salvador. A partir da próxima quinta-feira (3), todas as praias da capital estarão fechadas, e servidores terão que trabalhar no dia seguinte. 

Além disso, a venda de bebidas alcóolicas também estará proibida no feriadão, e o toque de recolher será antecipado para as 20h. Essas medidas serão válidas até o domingo (6) e foram anunciadas pelo prefeito Bruno Reis, durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (28).

“Está claro e evidente, está confirmado pelos números que sempre depois de datas comemorativas e finais de semanas prolongados com feriados há aumento no número de novos casos. Então, sempre existe essa preocupação. Foi assim com a semana santa, foi assim com o dia das mães, e para evitar que seja assim também com o Corpus Christie nós estamos adotando essas medidas”, afirmou o prefeito.

A cidade amanheceu com 27 pacientes aguardando por regulação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo quatro para vagas de UTI e 23 para leitos clínicos. Outras 92 pessoas foram transferidas nas últimas 24 horas. O número é menor que os 126 (52 na fila e 74 regulados) do início da semana.

A quantidade de óbitos, que no sábado (22) estava em 21 casos por dia, reduziu para 17 ocorrências. O número de novos casos que era de 575/ dia, na semana passada, mudou para 405/ dia, essa semana. O Fator RT, que mede a taxa de transmissão do vírus e que precisa estar abaixo de 1% para estar sob controle, passou de 0,90 para 0,24.

Apesar das reduções, o prefeito afirmou que os números da pandemia estão estáveis, e voltou a pedir que a população colabore porque, caso a curva volte a subir será necessário adotar medidas mais duras, como o fechamento do comércio e a suspensão de cirurgias eletivas. Na quinta-feira, cerca de 29 mil pessoas foram imunizadas na capital. Esse foi o recorde desde que a vacinação começou, em janeiro.

“Estamos lutando para não chegar à terceira onda na cidade. Os números mostram que há uma estabilização. Conseguimos estancar o que estava em crescimento e, agora, esperamos que estabilize e volte a cair. Se isso acontecer, e diante do processo de vacinação da nossa cidade, nós teremos passado pelo que poderia ser uma terceira onda ou o recrudescimento da segunda onda sem ter que adotar medidas mais restritivas”, disse.

Bruno Reis anunciou também que concluiu o processo seletivo para contratação de novos vacinadores. Serão 250 profissionais. Ele acredita que isso vai ajudar a acelerar o processo de imunização e diminuir as filas. A prefeitura estima receber novas vacinas na próxima semana, caso o governo federal consiga cumprir o cronograma. A quantidade de doses e o dia exato da entrega ainda são uma incógnita.

Servidores  Bruno Reis anunciou também que, na sexta-feira (4), não haverá ponto facultativo para os servidores municipais, então, todos devem trabalhar normalmente.Ele também autorizou o aumento de 5% no crédito consignado para os servidores até 31 de dezembro deste ano, e contou que a Câmara Municipal aprovou a antecipação de parte do 13º dos aposentados e pensionistas do município. A antecipação para os aposentados vai representar R$ 8,5 milhões na economia e os pensionistas R$ 2,5 milhões.

Fase amarela O decreto da fase amarela da reabertura econômica foi renovado. Podem funcionar cinemas, clubes sociais, recreativos e esportivos. Os centros de eventos também podem funcionar, mas apenas para eventos científicos para até 50 pessoas. 

Escritórios de advocacia que estavam autorizados podem operar até 19h. Shoppings podem abrir de segunda a domingo, das 10h às 21h. Comércio de rua pode abrir das 10h às 18h.