Festa do Divino em Pirenópolis recebe turistas de todo o país

Celebração acontece tradicionalmente após a Semana Santa

Publicado em 4 de abril de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Famosa por sua tradição religiosa-histórico-cultural, a cidade de Pirenópolis possui festas tradicionais durante todo o ano. Porém, é após a Semana Santa que acontece a sua principal comemoração, a Festa do Divino.  Em 15 de abril de 2010, o IPHAN reconheceu a Festa do Divino Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O registro foi feito no Livro das Celebrações, no dia 13 de maio de 2010.

A tradição, mantida pelo povo pirenopolinos por quase dois séculos, acontece todos os anos, 50 dias após a Páscoa. Durante os 11 dias que antecedem a data, são realizadas várias manifestações religiosas, como as folias da Roça, da Rua e do Padre. Essas comemorações percorrem os bairros da cidade e da zona rural do município, recolhendo donativos para a festa. Outros exemplos são as celebrações do Império, com os cortejos do Imperador, jantares, novena, missas cantadas, alvoradas, levantamento do mastro e queima de fogos, além das Cavalhadas, encenação de batalhas medievais entre mouros e cristãos.  

Além da população local, diversos turistas e religiosos se hospedam na cidade para acompanhar a festa e suas manifestações. Quem deseja acompanhar a festa precisa se preparar e reserve sua pousada em Pirenopolis com antecedência.

Para entender melhor a festa, vale a pena aproveitar a viagem e conhecer o Museu do Divino, considerado um monumento do acervo histórico de Pirenópolis. Construído em 1919, o espaço é uma réplica do original que se encontra na Igreja Matriz e conta toda a história da festa do Divino Espírito Santo. Antes de Museu, o edifício era usado como Casa de Câmara de Cadeia.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.