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Antônio Meira Jr.
Publicado em 9 de outubro de 2021 às 16:00
- Atualizado há 2 anos
Entre janeiro e setembro foram emplacados 1.469.862 automóveis e comerciais leves zero-quilômetro no mercado brasileiro. Desse total, 335.494 foram da marca Fiat, o equivalente a 22,82% das vendas. A Volkswagen ficou na segunda posição com 15,44% e a Chevrolet teve o terceiro com 10,95%.>
A Hyundai (9,49%) ficou em quarto e, a Toyota (8,65%), em quinto. Da sexta à décima posição ficaram: Jeep (7,60%), Renault (6,54%), Honda (4,21%), Nissan (3,27%) e Ford (2,13%). As demais marcas somaram, juntas, 9%.>
MERCADO PREMIUM Entre os veículos de luxo, liderança da BMW. O fabricante alemão teve 10.984 licencimentos de carros novos nos nove primeiros meses do ano. A Volvo ficou na segunda colocação com 6.048 unidades e a Mercedes-Benz teve o terceiro com 5.794 veículos.>
Fechando os cinco primeiros, Audi em quarto, com 4.810 exemplares, e Land Rover em quinto, com 3.733 unidades.>
MENOS MOTORES 1.0 Em 2020, entre janeiro e setembro, levando em consideração apenas a categoria de automóveis, 47,37% das vendas de zero-quilômetro no país eram de modelos equipados com propulsores de até 1 litro.>
Neste ano a participação caiu para 44,04%. Em 2021, a porcentagem de motores de 1 a 2 litros foi de 54,06% contra 50,96% em 2020. Já os motores acima de 2 litros passaram de 1,66% para 1,90% em 2021.>
FORD APOSTA EM VAN A Ford começou a comercializar no mercado brasileiro a van Transit. Produzido no Uruguai, o utilitário será oferecido inicialmente na configuração de passageiros ou minibus, com dois comprimentos e duas alturas que somam cinco versões: com 14+1 ou 15+1 lugares; com 17+1 ou 18+1 lugares; e a chamada versão vidrada. Há duas opções de cores: branco e prata, que são as mais usadas e fáceis de adaptar. Montada no Uruguai, a Transit utiliza motor e transmissão produzidos na Inglaterra A Transit é equipada exclusivamente com o motor 2 litros turbodiesel, que rende 170 cv de potência a 3.500 rpm e 41,3 kgfm de torque entre 1.750 e 2.500 giros. O propulsor, da família EcoBlue, já está homologado no programa de emissões Proconve 7 (Euro 6), com Arla-32. A central multimídia e o piloto automático são equipamentos de série na van Uma boa novidade nesse segmento é a conectividade via FordPass. Por meio de um aplicativo para smartphone será possível realizar vários comandos à distância. O app permite agendar serviços online nas concessionárias e acompanhar a sua execução, localizar o veículo, gerar indicadores úteis para o negócio e receber mais de 3 mil alertas de falha. Os preços começam em R$ 220 mil e a opção furgão será lançada no próximo semestre.>
PICAPE MAVERICK O próximo lançamento da Ford será a picape Maverick, que deverá estrear no mercado brasileiro no começo do ano que vem. A base é a mesma do Bronco Sport, SUV que chegou ao país neste ano e, como a picape, também é produzido no México.>
A Ford ainda não anunciou quais serão as versões e motorizações oferecidas no país, mas há duas possibilidades de motor: 2 litros turbo (240 cv) ou 2.5 litros aspirado associado a um motor elétrico (combinados entregam 193 cv). O próximo lançamento da Ford será a picape Maverick A Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 3,07 m de entre-eixos. Como comparação, a Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (13 centímetros a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos).INTENÇÃO AMERICANA Uma pesquisa encomendada pela MINI nos Estados Unidos aponta que os americanos estão cada vez mais buscando eletrificar suas viagens diárias.>
Durante a National Drive Electric Week, um levantamento pela Engine’s Caravan, a pedido do fabricante britânico, revelou que metade dos consumidores esperam que o mercado automotivo americano seja majoritariamente elétrico em apenas 15 anos. Pesquisa revela que metade dos norte-americanos espera que os carros elétricos supere os a gasolina em 15 anos Além disso, 80% dos entrevistados também considerariam um modelo elétrico como seu veículo primário ou secundário, um sinal claro de progresso na adoção em massa de automóveis elétricos.>
FIM DE LINHA PARA O FOX Nesta semana, a Volkswagen confirmou que o Fox deixou de ser produzido no país. O hatchback foi projetado no Brasil e lançado em 2003. De lá para cá, teve mais de 1,8 milhão de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR).>
Deste total, aproximadamente 1,3 milhão foram vendidas no mercado interno e cerca de 500 mil unidades exportadas para diversos países em todo o mundo. Ainda existem unidades à venda e o preço inicial é de R$ 61.690 (1.6 Connect). Depois do up! a Volkswagen deixou de produzir o Fox no Brasil MENOS UM COMPACTO Nos últimos meses o mercado brasileiro perdeu diversas opções de carros compactos: Citroën C3, Ford Ka, Nissan March, Toyota Etios, Volkswagen up! e agora o VW Fox. O próximo que deve sair de linha é o veterano Fiat Uno.>
80 MIL MOTOS A Motorrad, divisão de motocicletas da BMW, está comemorando o marco de 80 mil unidades produzidas no Brasil. A fábrica brasileira, que fica na Zona Franca de Manaus, é a única da BMW Motorrad 100% dedicada à produção de motocicletas fora da Alemanha. >