Filhos de Gandhy são tema de livro e exposição de Christian Cravo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Foram três anos fotografando mais de 500 integrantes do afoxé Filhos de Gandhy. Agora, Christian Cravo revelará, finalmente, o resultado do trabalho. E em dose dupla: o artista visual lançará uma exposição e o livro que deu origem à mostra. Uma das imagens da exposição Filhos de Gandhy por Christian Cravo (Foto: Christian Cravo/Divulgação) A primeira vai contar com 57 imagens em grandes dimensões, enquanto a publicação terá 100 retratos de membros do grupo -  registrados em sua sede, no Pelourinho.  

“Queria dar nome ao personagem que sempre foi visto como uma massa. Mostrar essas pessoas que fazem esta entidade que é um símbolo do Carnaval da Bahia e um ícone da cultura baiana”, fala. O artista visual lançará os trabalhos dia 19, no Palacete das Artes (Foto: Divulgação) O projeto será apresentado no próximo dia 19, a partir das 19h,  no Palacete das Artes (R. da Graça, 284), e ficará em cartaz até  31 de março.

Encontros especiais Gilberto Gil foi escolhido como o grande homenageado da 11ª Bienal da UNE - Festival dos Estudantes. Ao lado da escritora Ana Oliveira, ele lançará o livro Disposições Amoráveis e conversará com a plateia do Teatro Castro Alves. Quem também estará por lá é Tiganá Santana, fazendo uma intervenção musical. O encontro, nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, ainda lembrará o ilustrador brasileiro Elifas Andreato. Gilberto Gil será homenageado na Bienal da UNE (Foto: Gerard Giaume/Divulgação) O evento segue até domingo (10), no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), gratuito e aberto ao público. Sexta-feira (8), é a vez de uma reverência ao ator Antônio Pitanga, que estará presente e terá uma mostra com seus filmes exibida às 18h15, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba. Pitanga terá mostra com filmes seus exibidos (Foto: Divulgação) A jornalista Maíra Azevedo - conhecida como Tia Má - e o pensador português Boaventura de Souza Santos também receberão tributo no Festival. Maíra, a Tia Má, também receberá tributo no evento (Foto: Divulgação) Memória redescoberta Roney George foi convidado pela empresária Miquele Moraes para criar uma obra para o lounge bar que ela abrirá, em março, em Canavieiras, no Sul da Bahia. E o artista decidiu fazer um "trabalho significativo", como diz, no espaço.

“Propus que fosse uma homenagem a Basílio Carneiro (1875-1958), coronel negro que nasceu em Feira de Santana e foi para a cidade", conta. Roney e a obra: releitura da imagem de Basílio Carneiro (Foto: Divulgação) De origem humilde, o homem virou um dos grandes produtores de cacau da região. “Ele era generoso, deu casas para a população... O lugar onde ele morou, inclusive, foi doado por sua herdeira para o município, para virar um Museu, mas está em péssimo estado de conservação”, fala.

Assim, Roney criou um painel, feito em madeira, com dimensão de 3 metros por 1,8m. "É uma releitura da imagem dele, a partir de uma foto de um colecionador”.

Homenagem na moda A jaqueta abaixo é uma das peças criadas pela Farm em homenagem ao Olodum. A grife fez uma parceria com o bloco afro, que comemora 40 anos em 2019, e lança as peças nesta quarta-feira (6). Jaqueta da Farm feita em parceria com o Olodum: R$ 498 (Foto: Divulgação) Com a cartela de cor com muito verde, vermelho, amarelo e preto, os looks trazem bombers, quimonos, croppeds, vestidos, saias e top com amarração. Eles foram desenvolvidos sob a curadoria e aprovação de João Jorge, presidente da entidade. Parte da venda será revertida para o Olodum, além de apoio a projetos sociais e educacionais do grupo.

Da comida asiática ao boteco Mais uma vez, o chef Bartô, do badalado restaurante Soho, fechou uma parceria com o camarote Planeta Band. No cardápio, estarão presentes comidas como bobó de camarão, yakisoba, acarajé, pizza, cachorro quente e espetinho.

O espaço vip, aliás, terá uma novidade: o Boteco do Planeta, temático e com apresentações surpresa. E ainda haverá shows na área da Cidade Elétrica, que será instalada na Área Verde do Othon.

Com os dois ambientes, mais de 15 atrações tocarão nos seis dias de festa do lugar - como Harmonia do Samba, Ferrugem, Thiaguinho, Chiclete com Banana, Psirico e Timbalada.