Fim do horário de Verão é aprovado pelos brasileiros

brasil
24.04.2019, 06:10:00
Segundo a pesquisa, 63,1% dos brasileiros não gostam do horário de verão (Arquivo/CORREIO)

Fim do horário de Verão é aprovado pelos brasileiros

Pesquisa mostra que 65,7% não quer a volta do horário especial

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, no início deste mês, a possibilidade de acabar com o horário de Verão no Brasil. “Não teremos horário de Verão este ano, está quase certo”, disse no último dia 5. No que depender da vontade da maioria dos brasileiros, o fim do horário especial deve mesmo ser efetivado. Segundo levantamento do Instituo Paraná Pesquisas, 65,7% dos entrevistados concordam com o fim da medida.

O estudo ouviu 2.020 pessoas com 16 anos ou mais em 164 municípois dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.  O recorte regional indica o Nordeste como a região que mais concorda com o fim do horário especial. O percentual de “Concorda” na região é de 78,6%. E é de 73% no Norte e Centro- Oeste, 58,8% no Sul, e 57,5% no Sudeste. Os nove estados nordestinos já não têm horário de Verão desde 2008.

Concorda ou discorda com a decisão de acabar com o Horário de Verão esse ano?

65,7% concordam

31,1% discordam

3,2% não sabem ou não responderam

Você gosta ou não gosta do horário de verão?

63.1% não gosta

32,2% gostam

4,7% nao sabem ou não responderam

Por idade, são os jovens de 16 a 24 anos aqueles que mais querem a continuidade da medida (40,6% disseram discordar do fim do horário de verão).

O fim do horário especial no Brasil é cogitado desde 2017, sob a justificativa de que já não representa uma economia expressiva.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas