Fórum Agenda Bahia 2018: humanos e máquinas unidos pela cidade sustentável

Primeiro seminário acontece em agosto com o tema Sustentabilidade do Agora

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 2 de julho de 2018 às 05:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A combinação das inteligências humana e artificial na busca de soluções viáveis para a crise energética, o uso racional dos recursos hídricos e outros dilemas das grandes cidades na era tecnológica estarão em discussão no seminário Sustentabilidade do Agora, que acontece no dia 8 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), dentro da programação do Fórum Agenda Bahia 2018. O evento, aberto ao público, em breve iniciará as inscrições aqui no site do CORREIO.

O fórum foi criado em 2010 para promover discussões sobre inovação, competitividade, qualificação e sustentabilidade, que resultam em um arsenal de boas ideias para o desenvolvimento sustentável da Bahia. Em 2018, o evento chega à sua nona edição. Nas oito anteriores, recebeu 8,5 mil pessoas que participaram de 235 atividades entre palestras, painéis e oficinas. 

Assim como acontece desde a sua origem, o Fórum Agenda Bahia tem um tema central que direciona todas as atividades previstas para o ano. Dessa vez, o mote do evento é ‘Para o Futuro, Humanize-se’, que vai debater a interação entre a criatividade humana e a linguagem das máquinas. 

Juntos, público, especialistas e representantes do poder público e do setor produtivo buscarão respostas e exemplos que mostram os melhores caminhos para que as pessoas possam aproveitar o melhor da revolução tecnológica, que se impõe e redesenha a realidade, mas sem perder sua humanidade. 

Qual o impacto da inteligência artificial na sociedade, nas cidades, no mundo do trabalho e no cotidiano das pessoas? De que forma humanos e máquinas se combinam para promover o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável? Essas são algumas das questões dos novos tempos e para ajudar no debate, o fórum reúne especialistas do Brasil e do mundo, além de exemplos de projetos bem-sucedidos para inspirar os empreendedores baianos, fomentando a criação de ecossistemas de inovação e projetos viáveis para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Sustentabilidade do Agora 

Além dos assuntos ligados a gestão sustentável dos recursos hídricos, com temas como reaproveitamento e dessalinização da água, saneamento básico e reciclagem de esgoto, o seminário Sustentabilidade do Agora discutirá também: as iniciativas e oportunidades no setor das energias limpas, como a eólica e a solar; o incentivo ao empreendedorismo como solução para os problemas das grandes cidades; os dados abertos, com o acesso irrestrito do cidadão comum às informações da administração pública, através do Big Data (conjuntos de dados armazenados); e a cultura da inovação, com os cidadãos cada vez mais engajados em criar mecanismos que reduzam as desigualdades ainda existentes.

Entre os palestrantes do seminário já estão confirmados o diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana, Pablo Lazo; o diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo, Rogério Oliveira; a diretora de Resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador, Adriana Campelo; e o gerente de projetos da Escola de Dados e editor de Inovação do CORREIO, Juan Torres.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita, e apoio institucional da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.

Serviço:

O quê - Seminário Sustentabilidade do Agora / Fórum Agenda Bahia 2018

Quando - Dia 8 de agosto, das 9h às 17h30

Onde - Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb (Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep - Salvador)

Como participar - Inscreva-se aqui 

Programação:

9h – Cerimônia de Abertura   9h30 – Palestra Salvador Humana, com Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup, professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana em universidades na Europa e na América Latina, coordenador de estratégias na 100 Resilient Cities, da Fundação Rockefeller   10h às 10h30 – Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira   10h30 – Palestra Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, com Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo como na Singularity University, no Vale do Silício   11h - Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira   11h30 às 12h30 – Painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva?, com Pablo Lazo e Rogério Oliveira    14h30 às 17h30 – Workshop Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro, com Adriana Campelo, diretora de Resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador e Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities da Fundação Rockefeller   14h30 às 16h – Oficina Yunus: Como criar um negócio social através da sua empresa, com Rogério Oliveira

16h às 17h30 - Oficina Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão, com Juan Torres, gerente de projetos da Escola de Dados e editor de Inovação do jornal CORREIO