Frio na Bahia: Veja cidades onde dançar forró agarradinho e se esquentar

Mínimas de alguns municípios chegam a 12ºC e 13ºC no final de semana junino

  • Foto do(a) author(a) Luana Lisboa
  • Luana Lisboa

Publicado em 22 de junho de 2022 às 18:56

. Crédito: Foto: Agência Brasil

O São João pode ser uma época bem propícia para ficar de casal. Tem forró para dançar em dupla, tem fogueira para se esquentar acompanhado, o tradicional casamento junino de Santo Antônio e na gastronomia do festejo, até a maçã do amor. Mas especialmente em alguns lugares na Bahia, para se manter quentinho sem companhia este ano, só um licor na causa.

Algumas cidades no oeste e sudoeste do estado terão mínima de 13 a 14ºC entre os dias 23 e 24. É o caso de Ibicoara, Tanque Novo, Igaporã, Pindaí, Macaúbas, Riacho de Santana e a própria Vitória da Conquista, que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), teve o dia de junho mais frio em 12 anos na última quinta-feira (16).

Na Chapada Diamantina, como é de esperar para junho, as mínimas vão de 12º a 15ºC. Moradores e visitantes de Morro do Chapéu, Palmeiras, Gentio do Ouro, Seabra, Lençóis, Mucugê e Andaraí podem se preparar para tirarem o casaco do armário, principalmente durante a noite. Isso porque um dos fatores que influenciam a temperatura é a altitude local, ou seja, regiões localizadas em serras e montanhas são normalmente mais frias.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, as estações meteorológicas localizadas nos municípios de Morro do Chapéu e Vitória da Conquista são as que registram os menores valores de temperaturas máximas e mínimas durante o ano.

O climatologista da Estação Meteorológica da Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb), Rosalve Lucas Marcelino, explica que, associadas às altitudes, o que pode influenciar nas baixas temperaturas são as vegetações locais. “Quanto mais florestadas e mais altas as cidades, maiores as temperaturas. Os destaques são para as altitudes acima de 700m e 800m”, explica, dando destaque também às cidades de Poções e Belo Campo, nas proximidades de Conquista, onde a altitude média é de 923 metros.

Mas as cidades onde foram encontradas as menores mínimas na Bahia para o São João foram Brotas de Macaúbas e Piatã. Simplesmente 12ºC com poucas nuvens e com baixas chances de chuvas. Foi o Departamento de Ciência Ambientais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba, que possui um banco de dados climatológicos, que verificou que a estação meteorológica localizada no município de Piatã apresenta valores de temperaturas máximas e mínimas baixas em relação a outras estações.

Onde se esquentar no frio da Bahia

Piatã

Em Piatã, a programação completa vai dos dias 23 a 26 de junho. Os foliões vão poder dançar ao som de Arnaldo Farias, Frank Aguiar, Targino Gondim, Batista Lima e Solange Almeida.

Confira:

23 de junho - Dio do Acordeon, Forrozão das Antigas, Arnaldo Farias, Espalha Brasa

24 de junho - Bel Lima, Frank Aguiar, Vilões do Forró, Flor de Milho

25 de junho - Targino Gondim, Matheus B. Sorte, Valdir do Acordeon, Batista Lima

26 de junho - Lais Amaro, Flavio Leandro, Solange Almeida, Tropa de Xote, Luizinho Vaqueiro

Seabra

As atrações de Seabra não ficam a desejar. No dia 23 de junho, a cidade recebe Chambinho do Acordeon, Chiclete com Banana, Filomena Bagaceira e Percebes Rabelo.

No dia 24, Estakazero, Cangaia de Jegue, Marcos & Belutti e Dene Reis. A festa continua nos dias 25 e 26 com Kart Love, Flor Serena e Solange Almeida.

Mucugê

O São João de Mucugê acontece entre os dias 23 a 26 de junho, com a banda Painel de Controle como um dos destaques do primeiro dia de festa.

No dia 24 e 25, respectivamente, a Coração Cigano, Targino Gondin e Busão das Antigas comandarão o arrasta pé. No último dia de festa, no domingo (26), a banda Kasaca de Couro vai esquentar a multidão.

Na programação, além dos shows musicais, estão previstas barracas com comidas típicas, feira de artesanato e brincadeiras juninas.

Lençóis

Serão oito dias de festa, como ressalta a diretora de Turismo da cidade, Aracely Dourado. “A conexão entre a natureza e a cultura tradicional de um São João tranquilo, charmoso e com muita alegria é o nosso grande diferencial. Iremos honrar as tradições, com muito forró pé de serra, com atrações de renome e artistas locais, quadrilhas de bairros e das escolas e muitas brincadeiras, como: quebra pote, casamento na roça, pau de sebo e pau de fitas”.

Adelmário Coelho, Flávio José, Chambinho do Acordeon, Zelito Miranda, Flor Serena, Estakazero e Dorgival Dantas são algumas das atrações já confirmadas.

Ibicoara

O município de Ibicoara, outro na Chapada, vai retomar esse ano o Arraiá do Barro Branco priorizando uma festa com mais significado e resgate histórico. Forrozão da Antigas, Edu e Maraial, Coração Cigano, Raimundinho do Acordeon, Painel de Controle, Viny Brasil, Cacau com Leite e França, ex-Mastruz com Leite já estão confirmados.

Palmeiras

O dia 23 para Palmeiras será dia do bloco tradicional Ê Guilé visitando as casas pré-avisadas em cortejo no dia da fogueira. São oferecidos aos foliões, comidas típicas, bebidas, fogos e muita animação dos sanfoneiros, como pontua a secretária municipal de Turismo Andréa Oliveira dos Santos. “Temos também os festejos realizados no Distrito de Caeté Açu, famoso Vale do Capão, local de maior concentração dos turistas e muita diversidade cultural. Lá é ofertado aos moradores e visitantes muito forró tradicional, culinária diversificada e manifestações culturais durante todo o período”, completa. As bandas não foram especificadas.

Macaúbas

A prefeitura tem promovido apresentações de quadrilhas juninas e shows no palco alternativo desde o dia 4 de junho. Mas para os dias 23 e 24, a programação está definida. Todos os shows são realizados na praça da igreja matriz da cidade, a partir das 22h.

Luiz Bento, Daniel Bastos, A Confra e Ito Moreno ficarão responsáveis pela folia na véspera das festividades, enquanto o arrasta-pé do dia 24 fica por conta de Flávio Leandro, Francis Lopes, Trio Sabiá e Simbora Xotear.

No último dia da festa, sábado, os artistas Pépe Moreno, Xodó da Bahia, Liv Moraes e Vandinho dos Teclados serão as atrações.

Vitória da Conquista

O Arraiá de Conquista promete manter a tradição do forró pé de serra na retomada dos festejos após a pandemia. Segundo o coordenador de Cultura do município, Alecxandre Magno, o São João vai ter atrações regionais, apresentação de quadrilhas e também uma vila junina.

As atrações são Hermeto Pascoal, Robertinha, Jessier Quirino, Larissa Gomes, Renato Borgheti, Bonde do Forró, Mão Branca, Lucy Alves e Rony Barbosa.