Funcionário símbolo e xodó do Bahia, Seu Adherbal morre aos 82 anos

Auxiilar administrativo que ergueu a taça de campeão baiano lutava contra um câncer

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 25 de julho de 2019 às 08:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO

O Bahia perdeu, nesta quinta-feira (25), um funcionário símbolo do clube, o auxiliar administrativo Adherbal Amaral. Ou Seu Adherbal, o "Velhinho", como era conhecido no Fazendão. Aos 82 anos, ele faleceu em casa, durante a madrugada, vítima de um câncer que enfrentava há 17.

A cremação do corpo será realizada às 16h30 desta quinta-feira, no Jardim da Saudade. Às 16h, haverá uma missa no local.

Seu Adherbal era um desses heróis anônimos que costumam trabalhar nos clubes de futebol, muito querido por jogadores, treinadores, diretoria e demais funcionários. Para o público, tornou-se conhecido este ano, quando o capitão Lucas Fonseca deu a ele a honraria de erguer a taça de campeão baiano, em abril, após a vitória de 1x0 sobre o Bahia de Feira na Fonte Nova.

Era uma homenagem ao funcionário que dedicou 42 anos da sua vida ao tricolor. Ali, aconteceu algo raro de se ver ao longo de quatro décadas: Seu Adherbal chorou - de emoção. A alegria era seu traço marcante no dia a dia do clube. 

Ele chegou a ser internado em junho, quando teve uma piora no quadro clínico. Na semana passada, pouco depois de deixar o hospital, recebeu a visita do técnico Renato Gaúcho, que estava em Salvador com o Grêmio para enfrentar o Bahia na Copa do Brasil. Os dois trabalharam juntos no tricolor em 2010. Renato Gaúcho e Alexandre Mendes visitaram Seu Adherbal na semana passada (Acervo pessoal) Na premiação do Campeonato Baiano, o zagueiro Lucas Fonseca ressaltou a importância de Seu Adherbal para o time. “Dentro do elenco a gente não tem só um capitão e sim vários líderes. Todos exercem essa função de alguma forma ali dentro, jogando ou não. A gente sabe o quão importante Adherbal é na história do Bahia”, afirmou na ocasião.

Seu Adherbal deixa a viúva Marina e três filhos. O Bahia divulgou uma nota oficial na qual homenageia o funcionário e presta condolências aos familiares. E também divulgou um vídeo com momentos de Seu Adherbal no clube. Assista:

[[publicidade]]