Gilberto vira dúvida para pegar o Bragantino e Dado prega cautela

Artilheiro reclamou de incômodo muscular e pode ser desfalque contra o Red Bull

Publicado em 2 de junho de 2021 às 15:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

O ritmo intenso de partidas na temporada tem trazido prejuízos para o Bahia. Depois de perder o goleiro Matheus Teixeira, que trata uma lesão muscular na coxa, o técnico Dado Cavalcanti pode ficar sem outro atleta importante do elenco no próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro.

Nos últimos dias o atacante Gilberto tem reclamado de desconfortos musculares. O problema fez o camisa 9 desfalcar o Bahia na derrota para o Montevideo City Torque, por 4x2, na última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O atacante voltou ao time na vitória sobre o Santos, por 3x0, pela estreia na Série A, e depois começou o duelo contra o Vila Nova, pela Copa do Brasil, no banco de reservas.

Apesar de ter entrado no segundo tempo da vitória por 1x0 sobre o time goiano, Gilberto fez um treino especial logo após a partida, com reforço para minimizar o desgaste e prevenir possíveis lesões.

Com o sinal de alerta ligado sobre o principal atacante do elenco, o técnico Dado Cavalcanti prega cautela e diz que o jogador vai ter a situação analisada antes da partida contra o Red Bull Bragantino, sábado (5), às 21h, em Bragança Paulista, pela segunda rodada da Série A.

“Vamos avaliar após o treino. Demos ainda suporte a mais para o Gilberto após a partida, ele treinou mais. No jogo passado Gilberto ficou fora e treinou dois dias apenas antes de enfrentar o Santos. Ele foi substituído no segundo tempo contra o Santos, por estar com a perna mais pesada que o normal. Fiz opção por começar com ele no banco hoje”, explicou Dado Cavalcanti.

“Vamos ganhar alguns dias para avaliar se Gilberto começa jogando ou para estar no banco. Seremos cautelosos em relação a isso, mas temos dois dias ainda de avaliação”, continuou o treinador.

Principal goleador do Bahia na temporada, Gilberto soma 10 gols em 18 jogos. Sem o camisa 9, Thonny Anderson tem sido escalado na função de centroavante. A diretoria, no entanto, não esconde que está no mercado em busca de um jogador para disputar a posição no ataque.

Mais problemas Além de Gilberto, o time que encara o Red Bull Bragantino deve ter outras três baixas consideradas importantes. Envolvidos na briga generalizada durante a final da Copa do Nordeste, o lateral Nino Paraíba foi suspenso pelo STJD por sete jogos, e o zagueiro Juninho e o meia Daniel pegaram gancho de seis partidas cada.

Ainda cabe recurso à decisão, mas caso o clube não consiga efeito suspensivo, Dado Cavalcanti será obrigado a mudar a escalação. Na lateral direita, Nino vinha sendo desfalque, já que estava suspenso de forma preventiva. Renan Guedes tem atuado como titular.

Na zaga, o mais cotado para ficar com a vaga de Juninho é Luiz Otávio. Ele chegou a ser titular e formou dupla com o argentino Germán Conti na atual temporada, mas perdeu a posição após falhas e tem ficado como opção no banco.

Já para a vaga de Daniel no meio-campo, o leque de escolhas é maior. Se preferir reforçar a marcação, o treinador tem como alternativas os volantes Matheus Galdezani, Lucas Araújo, Jonas e Edson.

Em um outro cenário em que Gilberto esteja disponível para atuar, Dado pode pensar em uma alternativa mais ofensiva, escalando Thonny Anderson no meio-campo - ou ainda recuando Rodriguinho e colocando algum atacante. O treinador só vai tomar a decisão nos próximos dias.