Globo nega ter proibido publicação de frames e memes na internet

'A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a programação', disse, em nota

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2018 às 18:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A TV Globo negou nesta quinta-feira ter tomado qualquer medida para proibir a veiculação de frames (imagens) ou "memes" por internautas.

Nos últimos dois dias haviam surgido “denúncias” em redes como o Twitter afirmando que a emissora estava tomando medidas “jurídico-tecnológicas” para retirar do ar imagens e até mesmo perfis que estivessem publicando ou republicando imagens da emissora sem autorização. Isso incluiria todo tipo de imagens captadas durante a programação. 

O rumor era tal que, por exemplo, segundo as “denúncias”, a Globo estaria proibindo até mesmo o uso dos famosos “memes” de atrizes como Renata Sorrah (a Nazaré) e Glória Pires. Mentira.

Aproveitando o caso, outras TVs - como Record e ao menos uma afiliada do SBT - passaram a fazer campanhas estimulando exatamente o contrário: que os internautas deveriam publicar memes de suas programações.

Na verdade, os pedidos de retirada de imagens por parte da Globo ocorrem em casos de flagrante violação dos direitos autorais, como ocorre quando alguém publica um capítulo de novela da emissora no YouTube, por exemplo.

Segue a nota oficial da emissora:“A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria.”