Governador Rui Costa oferece 30 leitos para pacientes do Amazonas

Chefe do Governo baiano diz ter ligado para o governador do Amazonas

Publicado em 14 de janeiro de 2021 às 21:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O governador da Bahia, Rui Costa, usou as redes sociais para informar que ofereceu 30 leitos para pacientes do Amazonas, que estejam em situação menos graves. A segunda onda de covid-19 tem provocado uma grave crise na capital do Amazonas. Com o fim do oxigênio em algumas instituições médicas, a empresa responsável pelo fornecimento pretende importar da Venezuela.

Rui Costa afirmou ter ligado para o governador do Amazonas, Wilson Lima, para fazer a oferta. De acordo com o governador, o Ministério da Saúde ficaria responsável pelo transporte dos pacientes. Na nota, Rui Costa não informa se o Ministério foi consultado sobre a operação, mas ressalta que pediu que o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, entre em contato com o secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, para acertar os detalhes técnicos.

De acordo com o site da Central Integrada de Comando e Controle de Saúde da secretaria estadual de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria adulto no estado é de 54%, enquanto a de UTI adulto é de 72%. Enquanto a taxa de ocupação da enfermaria pediátrica é de 62% e da UTI pediátrica de 57%. Esses dados correspondem à atualização feita às 21h42 desta quinta (14).

"Acabei de ligar para o governador do Amazonas, Wilson Lima, manifestando solidariedade em virtude da situação dramática vivida por aquele estado em consequência da pandemia. Além disso, coloquei 30 leitos à disposição dos pacientes amazonenses menos graves vítimas do coronavírus. Para realizar o transporte destes pacientes, o Ministério da Saúde terá que ser acionado pelo Governo do Amazonas. Acredito que trabalho, responsabilidade e solidariedade são palavras de ordem para vencermos esta guerra que já vitimou mais de 200 mil brasileiros. Determinei ao nosso secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que entrasse em contato com o colega de pasta do Amazonas para acertar os detalhes técnicos", disse o governador na rede social.