Governo começa testagem para coronavírus nas escolas da Cidade Baixa

O atendimento acontece das 8h às 17h; cronograma segue até dia 9

Publicado em 5 de novembro de 2020 às 11:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

O governo começou nesta quinta-feira (5) o processo de testagem para o novo coronavírus em alunos, professores e funcionários das escolas da região da CIdade Baixa. A ação segue até a segunda (9) e deve testar 14.483 pessoas, sendo 13.609 estudantes, 570 professores e 304 funcionários das 14 escolas estaduais dos bairros de São Joaquim, Calçada, Dendezeiro, Largo de Roma, Boa Viagem, Ribeira, Bonfim, Uruguai e Massaranduba. Segundo o governo, todos os protocolos estão sendo seguidos para evitar novas infecções. O atendimento acontece das 8h às 17h.

Hoje, a testagem foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia (CEEP Bahia), escola-polo dos bairros de São Joaquim e Calçada, que testou a sua própria comunidade escolar e a da Escola Estadual Castro Alves. Já o Colégio da Polícia Militar (CPM) Dendezeiros, escola-polo dos bairros do Dendezeiros, Largo de Roma e Boa Viagem, recebeu, além da sua própria comunidade escolar, a do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges.

[[galeria]]

Nesta sexta-feira (6), o Colégio da Polícia Militar (CPM) Dendezeiros, escola-polo dos bairros do Dendezeiros, Largo de Roma e Boa Viagem, atende as comunidades escolares do Colégio da Polícia Militar (CPM) Luiz Tarquinio e a do Colégio Estadual Alípio Franca. E a Escola Presciliano Silva, escola-polo do bairro da Ribeira e Bonfim, recebe a sua própria comunidade escolares e a do Colégio da Polícia Militar Florêncio Gomes.

“Este é o quarto bloco de testagem aqui, em Salvador, e a continuidade do zelo e cuidado com a nossa rede. Iniciamos pelo Subúrbio Ferroviário, depois na região de Cajazeiras, Liberdade e, agora, aqui, com 14 escolas e mais de 14 mil pessoas. É essencial que os estudantes, professores e servidores desta região procurem a sua escola e vejam o calendário para fazer o teste, que é feito com todo o cuidado de distanciamento, disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura. No interior da Bahia tivemos uma participação mais efetiva e queremos que a capital também siga este rumo”, destaca o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A ação é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Cronograma geral

- Nesta sexta-feira (6), o Colégio da Polícia Militar (CPM) Dendezeiros, escola-polo dos bairros do Dendezeiros, Largo de Roma e Boa Viagem, atende as comunidades escolares do Colégio da Polícia Militar (CPM) Luiz Tarquinio e a do Colégio Estadual Alípio Franca;

- Também no dia 6, a Escola Presciliano Silva, escola-polo do bairro da Ribeira e Bonfim, recebe a sua própria comunidade escolares e a do Colégio da Polícia Militar Florêncio Gomes;

- No dia 9 de novembro, a Escola Presciliano Silva, escola-polo do bairro da Ribeira e Bonfim, recebe as comunidades escolares dos colégios estaduais Paulo Américo de Oliveira e Presidente Costa e Silva;

- E no mesmo dia 9, o Colégio Estadual Polivalente San Diego, escola-polo dos bairros do Uruguai e Massaranduba, atende a sua própria comunidade escolar, além da Escola Estadual Ocridalina Madureira e do Colégios Estadual Solange Hortelio Franco.