Governo federal libera R$ 18 milhões para Hospital Santo Antônio

Recursos são para unidade das Obras Sociais Irmã Dulce

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2019 às 18:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (15) a liberação de R$ 18 milhões para o Hospital Santo Antônio (HSA), unidade de saúde pertencente  às  Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que fica no bairro de Roma, na Cidade Baixa. O hospital atualmente atende 2,2 milhões de pessoas por ano e conta com 954 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade médica teve origem em um abrigo improvisado para recolher doentes necessitados, montado por Irmã Dulce no galinheiro do convento, em 1949. Na época, a religiosa retirou das ruas da cidade 70 doentes. Em 1960, a freira inaugurou o Albergue Santo Antônio, que depois originou o complexo hospitalar, inaugurado em 1983. 

O hospital é referência na assistência médica de qualidade para a população carente e recebe pacientes até de outros estados.  Segundo dados do site oficial das Osid, o hospital registra uma média de 16,5 mil internações e 10 mil cirurgias anuais. O HSA oferece atendimento em 17 especialidades divididas entre as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Médica de Longa Permanência (para pacientes considerados crônicos) e Clínica Cirúrgica.

Canonizada no domingo (13) pelo Vaticano, a Santa Dulce dos Pobres nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador. A religiosa, falecida em 1992, dedicou a vida a cuidar dos mais pobres. 

Confira fatos inéditos sobre Irmã Dulce no especial Pelos Olhos de Dulce