Governo sanciona lei que institui o 13 de outubro como Dia de Irmã Dulce

bahia
04.09.2019, 08:56:00
Atualizado: 04.09.2019, 16:19:44
(Foto: Arquivo CORREIO)

Governo sanciona lei que institui o 13 de outubro como Dia de Irmã Dulce

Decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4)

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O governador do estado da Bahia, Rui Costa, publicou no Diário Oficial do Estado da Bahia nesta quarta-feira (4) a lei que institui o 13 de outubro como o Dia da Santa Irmã Dulce dos Pobres. No mês passado, a Câmara dos Deputados aprovou a inclusão do nome da religiosa baiana, que dedicou sua vida ao serviço dos pobres e doentes, no Livro de Heróis da Pátria.O livro está depositado no Panteão da Pátria, em Brasília, e conta com os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Santos Dumont e Anna Nery, entre outros personagens históricos.

O 13 de agosto é o dia de celebração de Irmã Dulce adotado pela Igreja Católica porque remete ao ingresso de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Naquele ano, aos 19 anos, a freira recebeu o hábito e passou a se chamar Irmã Dulce, uma homenagem à mãe.

A freira baiana, que será canonizada em outubro, foi um ícone dos anos 80, tendo sido indicada para o prêmio Nobel da Paz em 1988, e recebendo benção especial do Papa da época, João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil. 

Clique aqui e confira o especial Santa Dulce sobre a vida da freira baiana

A cerimônia no Vaticano será celebrada pelo papa Francisco. A partir dessa data Dulce será chamada de Santa Dulce dos Pobres (seu nome de santa).Já a Missa de Agradecimento pela canonização de Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres, vai ocorrer em Salvador, na Fonte Nova, no dia 20 de outubro. 

O evento, que deve receber 55 mil pessoas, terá um espetáculo de teatro e apresentações de artistas como Margareth Menezes, Saulo e Tuca Fernandes. Os devotos terão acesso livre à festa, que acontece sete dias após a oficialização de Dulce como santa, em cerimônia a ser realizada no Vaticano. 

A missa será celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, que afirmou ter participado pessoalmente da escolha do local. O arcebispo disse que espera o público, pontualmente, às 14h. Aos que desejarem chegar antes para garantir um bom lugar, os portões serão abertos às 13h.

Por ora, a programação indica que o evento vai ser iniciado com a apresentação da peça o Império do Amor, encenada por 500 meninos e meninas do Centro Educacional Santo Antônio, apoiado pela Osid.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais