Governo volta atrás e diz que 1º caso da Covid-19 no país foi em fevereiro

Ministério da Saúde explicou erro em cadastro de casos do coronavírus

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2020 às 17:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O governo federal voltou atrás e corrigiu a informação de que o novo coronavírus chegou ao Brasil em janeiro. Em nota, o ministério da saúde explicou que a morte em questão aconteceu no dia 25 de março e não 23 de janeiro, como havia sido divulgado nesta quinta-feira (2). 

Segundo o órgão, o erro teria sido cometido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), responsável por cadastrar as notificações no sistema. 

"O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados", diz a nota. 

Assim, o primeiro caso da Covid-19 no Brasil foi registrado em fevereiro - um homem, em São Paulo, que havia viajado à Itália. O Ministério da Saúde tem feito investigações retroativas sobre a chagada do vírus no país. 

Até o momento o  Brasil soma mais de 8 mil casos da Covid-19 e registra 345 óbitos pela doença.