GPTW: descubra quais são as melhores empresas para trabalhar na Bahia

Instituto anuncia a lista das 15 companhias contempladas em duas categorias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2018 às 21:24

- Atualizado há um ano

As melhores empresas para trabalhar na Bahia são destaques em mais uma edição do ranking do instituto Great Place to Work (GPTW). A lista contempla 15 companhias. Credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem são as dimensões para avaliação do nível de confiança dos colaboradores e que são a base para identificar as empresas, que foram homenageadas na noite desta última terça-feira (29), em uma cerimônia no Instituto Feminino, em Salvador.

O ranking é dividido em duas categorias: Grandes Empresas e Médias e Pequenas Empresas, com ano base 2017. Na primeira, entraram na lista, seguindo a posição, as empresas Atento Bahia, Dínamo Engenharia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Instituto Nordeste Cidadania e Supermercados GBarbosa. Entre as médias e pequenas, estão o Laboratório Leme, Laboratório Sabin, Distribuidora Martins, Kordsa Global, Juá Garden Shopping, Perini, Hospital Humberto Castro Lima, Topos Informática, Bravo Caminhões e Ônibus e Icatu Bahia.  Skarlett Oliveira, a consultora de pesquisa da GPTW (Fotos: Divulgação) De acordo com a consultora de pesquisa da GPTW, Skarlett Oliveira, a metodologia para a escolha e definição do ranking é baseada em uma pesquisa realizada junto aos funcionários com 58 questões, mais duas perguntas com respostas abertas e a análise das práticas culturais de RH desenvolvidas pelas empresas. As questões da pesquisa respondida pelos funcionários envolvem temas como relação com gestores e líderes, ambiente de trabalho, desenvolvimento profissional, política de remuneração e transparência.

“Cada uma das etapas tem um peso diferente para a composição da nota”, informou Skarlett. A pesquisa com índice tem peso de 56% e a pesquisa comentada de 11%. Já as práticas da empresa são responsáveis por 33%.

Nesta quinta edição da lista da GPTW na Bahia, 31 empresas se inscreveram. As cinco contempladas na categoria grandes empresas contam com mais de mil colaboradores. Já as 10 médias e pequenas possuem de 30 a 999 funcionários.

RECONHECIMENTO

O presidente da secção Bahia da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Bahia), Cezar Almeida, afirmou que o ranking é um reconhecimento às companhias que investem na gestão de pessoas, com ações em diversas áreas. “Mostra como o colaborador se sente e como enxerga a empresa”, citou.

Almeida destaca que as empresas consideradas melhores para trabalhar apresentam resultados mais eficientes, o que pode ser confirmado através de comparações de empresas do mesmo setor. “O crescimento nos negócios é proporcional ao ambiente de trabalho”, disse. Ele ratifica que o ranking é benéfico, sobretudo quando difunde a ideia na sociedade. Cezar Almeida, presidente da secção Bahia da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Bahia) GPTW

O instituto Great Place to Work é uma empresa global de consultoria e treinamento, fundada nos Estados Unidos, que realiza a pesquisa das melhores empresas para trabalhar em mais de 50 países, em todos os continentes, envolvendo mais de seis mil companhias e 12 milhões de colaboradores. No Brasil, está presente há 26 anos.