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GPTW: empresa campeã tem colaboradores como maior patrimônio


 

Dínamo Engenharia, escolhida a melhor grande empresa para se trabalhar na Bahia, tem apenas 9 anos e uma história de rápido crescimento na área de prestação de serviço de engenharia

  • Da Redação

Publicado em 24/05/2017 às 11:46:00
Atualizado em 17/04/2023 às 03:33:05

São apenas nove anos de uma história arrojada e com rápido crescimento. Desde 2008, quando iniciou seu primeiro contrato de prestação de serviços de engenharia, no Maranhão, a Dínamo conquistou o reconhecimento dos clientes pela atuação na área de serviços para concessionárias de energia. Logo se expandiu para diversos outros estados, inclusive para a Bahia, onde iniciou as atividades em 2012. A admiração também é extensiva aos colaboradores, que garantiram a presença da companhia, por mais um ano, na lista das melhores empresas para trabalhar do Great Place to Work (GPTW 2016).

GPTW: instituto premia melhores empresas para se trabalhar na Bahia“Entendemos que é fundamental valorizar e desenvolver pessoas. Nossa busca pela entrega de melhores resultados para nossos clientes passa pela capacitação da nossa força de trabalho. Reconhecer aqueles que se destacam pela dedicação e comprometimento com a empresa também é uma forma de valorizar as pessoas”, afirmou a diretora de Recursos Humanos, Alina Araujo. Para ela, os colaboradores são o principal patrimônio e a peça fundamental para o sucesso da empresa.O gerente Operacional da Dínamo Bahia, Daniel Souza, destaca que são vários os projetos, ações e benefícios concedidos pela empresa aos colaboradores. A empresa proporciona planos de saúde, cesta básica, café da manhã, seguro de vida e convênios com faculdades. A empresa proporciona auxílio formação para colaboradores que se destacam em suas atividades e que são mapeados como talentos com potencial de crescimento dentro da empresa. Um auxílio de até 50% do valor da mensalidade de cursos de graduação, pós-graduação e técnicos que tenham conteúdo relacionados a atividade principal da empresa. A escolha desses colaboradores passa por uma avaliação da gerência local.Segundo Daniel Souza, a Dínamo têm a prática de reconhecer colaboradores que se destacam em performance dos indicadores de gestão. Um book de metas é determinado a cada colaborador, controlado e medido mensalmente. O resultado é divulgado trimestralmente e uma premiação é atribuída para aqueles que atingirem as metas estabelecidas. Já a Escola de Líderes é um programa que envolve a capacitação das lideranças em competências consideradas fundamentais para o negócio. “Preparamos nossos líderes e desenvolvemos em cada um deles um olhar mais sistêmico, considerando as variáveis mais importantes, atendendo assim as expectativas dos nossos clientes, colaboradores e alta direção da empresa”, disse.Investir em gestão e capacitação das lideranças, segundo a Dínamo, é também um meio de conduzir esforços para a melhoria do clima de trabalho e consequentemente uma maior produtividade e satisfação doa colaboradores. Após período de avaliação de desempenho, no Plano Anual de Treinamento são programadas capacitações obrigatórias, como os normativos do setor de energia e treinamentos de capacitação diferenciada que abrange temas como Formação de novos Líderes, Oratória, Gestão de Conflitos e atendimento ao cliente.São muitas as oportunidades de crescimento, e isto ocorre, segundo Alina Araújo, conforme o desempenho do colaborador ao longo de seu contrato de trabalho. A empresa proporciona no mínimo uma avaliação de desempenho formal por ano. “Nessa avaliação, são destacados os pontos forte e criado um plano de ação para os pontos de melhoria. O colaborador registra qual seu projeto de crescimento profissional a curto, médio e longo prazos e o gestor imediato ajuda na construção de um Plano Individual de Desenvolvimento, com o objetivo de fazer com que o colaborador alcance suas metas”, informou. Desta forma, o esforço e a busca do conhecimento são compartilhados com o colaborador.AtuaçãoA Dínamo Engenharia começou sua atuação a partir de um contrato de prestação de serviços com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), onde foi eleita três vezes a melhor fornecedora de serviços elétricos. Com esse know-how, se expandiu para concessionárias de energia dos estados do Ceará, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O crescimento continua e recentemente a empresa avançou para a região Sudeste, atendendo concessionárias do Rio de Janeiro e São Paulo.Na Bahia, a companhia completa cinco anos. Na segmentação de área da Coelba, começou a operar na Unidade de Negócio de Feira de Santana Sul, compreendendo 24 municípios. No início, a Dínamo contava com cerca de 315 colaboradores no estado, executando as atividades de construção, ligação nova, corte, religação, manutenção e emergência. Hoje, são 1.250 funcionários, atuando em Salvador e regiões de municípios como Alagoinhas, Paulo Afonso, Jacobina, Irecê, Serrinha, Ribeira do Pombal e Feira de Santana.