GPTW: veja quais são as melhores empresas para se trabalhar no estado

Premiação na Bahia acontece em parceria da GPTW com o jornal CORREIO

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2018 às 06:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um funcionário motivado em uma empresa traz, além de um ambiente agradável, sucesso nos negócios. “Ele dá o algo a mais, o extra. Com isso a organização consegue resultados melhores no mercado”, explica Marcelo Botelho, gerente da Michael Page, empresa inglesa de recrutamento especializado em executivos.

O prêmio Great Place to Work (GPTW, Bons locais para trabalhar, em tradução livre) chega a sua 5ª edição na Bahia para reconhecer 15 empresas que atuam no estado com a preocupação de prover a satisfação de seu público interno. A cerimônia de premiação acontece amanhã (29), a partir das 19h, no Instituto Feminino da Bahia, em Salvador. A premiação no estado é uma realização do GPTW em parceria com o jornal CORREIO. 

Entre essas empresas está o Laboratório Sabin. Tatiana Ferraz é gestora técnica e administrativa regional da Bahia da empresa, e afirma que o propósito principal da companhia é o de fazer pessoas cuidar de pessoas. Segundo Tatiana, a empresa define dois pontos para o funcionário: “O primeiro se refere aos planos de carreira, com oportunidades de crescimento e capacitação a partir de vários cursos e trilhas para cada função. O segundo é sobre a qualidade de vida do colaborador”.

Marcelo Botelho, da empresa de consultoria especializada no recrutamento de média e alta gestão Michel Page, explica que a indicação de uma empresa para um prêmio como o GPTW é a certificação de que ela se preocupa com o bem-estar dos funcionários, o que traz uma visão positiva para o mercado externo. “É um chamativo pra fazer que pessoas do mercado queiram trabalhar naquela empresa. Ela tem um valor muito forte internamente, mas também de captação profissional externa”, argumenta. 

Outro ponto importante, segundo o especialista, é a empresa possuir um gestor que se torne a referência para os outros funcionários. “Principalmente para os  em início de carreira. Além disso, é importante que o funcionário esteja em sintonia com o propósito da empresa. A razão da empresa existir deve ser o mesmo do funcionário”, explica Botelho.

O benefício é muito claro também para Skarlett Oliveira, representante do GPTW. Para ela, empresas reconhecidas como bons locais para se trabalhar têm bons resultados no mercado porque têm a preocupação de ouvir seus colaboradores. 

O prêmio GPTW Bahia reconhece dez empresas de pequeno ou médio porte (com 30 a 999 funcionários) e cinco de grande porte (com mais de mil funcionários).  Há mais de 20 anos o grupo  estuda e identifica as melhores empresas para trabalhar por meio de uma pesquisa anual baseada na avaliação de funcionários e de dados quantitativos e práticas de gestão fornecidos pelas empresas.

Durante a pesquisa, funcionários das empresas indicadas responderam a perguntas sobre os principais pontos positivos do local onde trabalham. O tratamento independente da orientação sexual, gênero ou idade foi a afirmação feita com mais frequência. Em seguida, aparece o sentimento de pertencimento; contribuição para a comunidade; orgulho do local de trabalho; e sentimento especial sobre a função desempenhada na empresa. 

Empresas indicadas

Pequenas e médias (de 30 a  999 trabalhadores)

Juá Garden Shopping -   Juazeiro

Laboratório Leme -  Salvador 

Icatu Bahia  - Camaçari

Martins Comércio e Serviços De Distribuição -  S/A Camaçari

Topos Informática  -  Salvador

Kordsa S.A. -  Camaçari

 Laboratório Sabin - Salvador

Perini - Salvador

Hospital Humberto Castro Lima  - Salvador

Bravo Caminhões  e Ônibus  - Salvador

Grandes empresas (mais de 1000 trabalhadores) GBarbosa-Ba -  Salvador

Atento - Ba -  Salvador Instituto Nordeste Cidadania - Ba  - Luís Eduardo Magalhães

Dínamo Engenharia - Ba  - Feira de Sanatana Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública -   Salvador

*com supervisão do editor Flávio Oliveira