Hackers tentam invadir sistema do Tesouro Nacional, diz Ministério da Economia

Ataque do tipo ransomware, em que invasores costumam pedir dinheiro em troca de dados 'sequestrados'

Publicado em 15 de agosto de 2021 às 16:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marcelo Casal/ABr

A rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker na noite de sexta-feira (13), informou o Ministério da Economia.

Em nota, a pasta disse que "as medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada". O nível de dano provocado pela invasão não foi detalhado.

Ainda de acordo com o ministério, trata-se de um ataque de "ransomware", no qual invasores "sequestram" dados sensíveis de um computador e pedem dinheiro de volta para devolver o acesso.

Há um bloqueio para que o usuário invadido não consiga acessar parte de seus próprios arquivos, o que é problemático quando não se tem um backup.

"Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital", informou o Ministério da Economia.

"Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas." As informações são do jornal O Globo.