Héloa lança documentário Eu, Oxum em Salvador

Cantora sergipana apresenta produção sobre o feminino e o candomblé com pocket show amanhã (21) no Rio Vermelho

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 20 de julho de 2018 às 14:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: José de Holanda/Divulgação

A iniciação de uma mulher no Candomblé permeada das memórias de outras que relatam o significado pessoal do mesmo processo para cada uma delas. A história de vida de cinco filhas de Oxum, orixá que representa a força das águas doces e suas conexões com a fé no terreiro Ilê Axé Omin Mafé. Esse é o roteiro do documentário Eu, Oxum, que será apresentado na Tropos, no Rio Vermelho, amanhã (21). Com roteiro e direção da cantora Héloa, a apresentação contará com um pocket show com a participação do músico baiano Ian Lassere. 

Produzido de maneira independente, o documentário de 15 minutos foi feito em parceria com a cientista social Martha Sales, que tem o cargo de Yalaxé na Casa, que fica no município de Riachuelo, localizado na região do Vale do Cotinguiba, interior do Sergipe, e é mãe biológica da cantora/diretora. O trabalho teve a direção de arte e fotografia de Gabriel Barreto e Marcolino Joe, além da trilha sonora assinada por Vinícius Bigjohn e Klaus Sena. 

“Minha mãe tem 17 anos de imersão no Candomblé e isso sempre foi uma coisa presente na minha vida, no entanto, achava que, sendo artista, jamais poderia viver a religião uma vez que também não poderia estar presa aos ritos e fundamentos, no entanto, essa experiência me reconectou a um fluxo que me traz de volta ao seio familiar, a à ancestralidade, fé, luta, resistência e até mesmo à carreira”, diz a cantora que se prepara para lançar um novo álbum no primeiro semestre do próximo ano.  

Sem nome definido ainda, Héloa diz que o novo trabalho é reflexo do seu reencontro com a espiritualidade, força ancestral e reafirmação da mulher negra e sergipana que é, além de ser dedicado ao sagrado feminino presente na fluidez das águas em todos os seus estados: da chuva aos grandes oceanos. “No meu primeiro trabalho, abordei muito minha saída de Sergipe e chegada em São Paulo e da falta que eu sentia de não ver o litoral diariamente, como em Aracaju. Acho que me preparava para fazer esse retorno”, completa, ressaltando que o show completo virá para Salvador e que o lançamento do documentário é só uma prévia.

Tropos (Rua Ilhéus, 214, PQ Cruz Aguiar, Rio Vermelho). Amanhã(21), 20h.Valor da entrada: R$10,00