Homem com suspeita de coronavírus na Bahia não se enquadra à doença, avalia Sesab 

Homem que veio do Japão está internado no Hospital Couto Maia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2020 às 08:51

- Atualizado há um ano

Um homem, de idade não informada, deu entrada na madrugada desta quarta-feira (29) no Hospital Couto Maia, em Salvador, com suspeita inicial de coronavírus.

Na avaliação inicial da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o caso não se enquadra nos parâmetros colocados pelo Ministério da Saúde, com base nos protocolos internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a doença.

A Sesab informou que o homem visitou o Japão, com escala nos Estados Unidos, e veio para a Bahia. O caso, segundo a Sesab, está sendo investigado como Síndrome Aguda Respiratória Grave. 

O homem veio transferido do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Jacaraci, na Bahia. O paciente é cidadão japonês e vive no distrito de Irundiara na cidade de Jacaraci. Recentemente, ele voltou do seu país de origem, que tem quatro casos oficiais da doença.

Em nota, a prefeitura municipal de Jacaraci informou que o paciente suspeito de infecção pelo vírus 2019-nCov foi atendido e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.

"O caso em questão se trata de um indivíduo que chegou do Japão no sábado (25 de janeiro de 2020) e apresentou sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. Ressaltamos, que o paciente é japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o voo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica", disse a prefeitura.

A prefeitura destacou ainda na nota que "todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da OMS – Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município".

Quando saiu da cidade, segundo a prefeitura, o paciente estava estável.

Ainda sobre o paciente, a Sesab informou que todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas.

"Ressalta-se que apenas no ano de 2019 foram confirmados na Bahia 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, com 132 óbitos. Toda a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes está sendo conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA)", diz a Sesab, em nota.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

•    evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; •    realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; •    utilizar lenço descartável para higiene nasal; •    cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; •    evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; •    higienizar as mãos após tossir ou espirrar; •    não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; •    manter os ambientes bem ventilados; •    evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; •    evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações. •    profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).