Horário de verão altera voos, funcionamento de lotéricas e de bancos no interior

Em Salvador, rotina segue e horários de bancos não mudam

Publicado em 3 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor

Voos serão antecipados em uma hora durante vigência do horário de verão (Foto: Mauro Akin Nassor) A partir da 0h deste domingo (4) começa o horário de verão. Os relógios devem ser adiantados em uma hora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, e Santa Catarina. A Bahia, mais uma vez, não participará, mas é necessário ficar atento.

Alguns serviços, como agências bancárias, aeroportos e casas lotéricas, muitas vezes seguem o horário de Brasília. No caso dos bancos, o atendimento vai manter o expediente de sempre em Salvador (10h ás 16h) e nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), mas, no interior, as agências vão antecipar seus cronogramas em uma hora. Ou seja, basta consultar o horário de funcionamento de cada agência: vai abrir e fechar uma hora mais cedo.“Na verdade, muitas cidades já têm os horários de funcionamento dos bancos diferentes da capital. Isso vai de cada município. O que vai acontecer é que, no horário de verão, eles vão antecipar esses horários em uma hora, tanto a abertura quanto o fechamento”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos.As cidades da RMS - Candeias, Camaçari, Dias D’Avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vera Cruz, Pojuca e São Sebastião do Passé – não sofrerão qualquer alteração no funcionamento. 

É preciso também estar atento às transferências bancárias. Em alguns bancos, os chamados Docs e Teds só podem ser feitos até 15h, assim como a compensação de cheques. Os aplicativos de celular dos bancos também seguem o relógio de Brasília.  Foto: Arquivo ABr Vôos A concessionária Vinci Airports, que administra o aeroporto de Salvador, alerta que, apesar de os relógios antecipados, todos os horários disponíveis nos monitores do terminal de passageiros, no site do Aeroporto de Salvador e nos cartões de embarque emitidos através do check-in são referentes à hora local.

Exemplo: você comprou um bilhete Salvador-São Paulo, que tem duração aproximada de duas horas, com saída da capital baiana às 12h. Seu avião decolará às 12h da hora local. O que muda é que, ao invés de chegar na capital paulista às 14h, o relógio marcará 15h, já que lá se adota o horário de verão.

Voos internacionais ou com destinos dentro do estado, como por exemplo as rotas Salvador-Madrid e Salvador-Barreiras, ignoram a mudança nos relógios.

Fézinha Para quem gosta de fazer uma fezinha em casas lotéricas, é importante procurar informação em cada estabelecimento que costuma frequentar. Isso porque, informou a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal, os horários de funcionamento dessas casas não são pré-definidos. Cada lotérica abre e fecha a hora que quiser. Mas, jogos em dia de sorteio serão antecipados e devem ser feitos até às 17h59. Ou seja, sorteios passam a acontecer uma hora mais cedo, às 18h.