Assine

Hospital de Campanha de Feira de Santana será desativado no final do mês


 

Atualmente, local só tem dois pacientes; monitoramento vai continuar

  • Da Redação

Publicado em 25/09/2021 às 11:34:00
Atualizado em 22/04/2023 às 15:30:05
. Crédito: Washington Nery/Divulgação/Arquivo

O Hospital de Campanha de Feira de Santana encerrará as atividades na quinta-feira (30), informou a prefeitura da cidade. O motivo é a redução de internamentos por covid-19 na cidade. Na sexta-feira (24), a unidade tinha apenas um paciente na UTI e outro na enfermaria. O custo mensal para manter o hospital é de R$ 3 milhões.

“Até agora, em setembro, a UTI teve uma ocupação máxima de 60% e uma média de 30%. Na enfermaria, a média de ocupação foi de 30%”, explicou o diretor médico do hospital, Francisco Mota.

A unidade começou a funcionar em 4 de junho do ano passado, oferecendo 10 leitos de UTI e 50 de enfermaria. Esses números foram variando de acordo com o volume de internações. Em julho do ano passado mesmo houve uma aplicação para 18 leitos de UTI. Atualmente, são 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria.

“É um processo normal, em razão da vacinação e o declínio da pandemia. Em Salvador, o Hospital de Campanha da Fonte Nova já foi desativado. É claro que pacientes que ainda tenham necessidade de internamento não ficarão desassistidos. Vamos torcer para que não ocorra, mas se houver necessidade de retornar o atendimento mais numeroso, podem ter certeza que estaremos prontos para isso”, garante o prefeito Colbert Martins.

O secretário de Saúde da cidade, Marcelo Britto, reafirma que a atenção vai continuar e, se necessário, o hospital pode voltar. “Se houver necessidade, reabriremos o Hospital de Campanha sem qualquer problema. A população pode ficar tranquila quanto a isso”.