Hospital Espanhol inicia funcionamento neste fim de semana, anuncia governador

Em live, Rui Costa disse que equipes de saúde envolvidas no combate ao coronavírus começarão a trabalhar na unidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2020 às 21:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

As intervenções no prédio do antigo Hospital Espanhol devem ser concluídas neste fim de semana, quando as primeiras equipes de saúde no combate ao coronavírus começarão a trabalhar na unidade. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, nesta quarta-feira (8).“Teremos agora, neste fim de semana, o início do funcionamento do Hospital Espanhol, que estava paralizado há cinco anos e que requisitamos. As equipes vão entrar, se preparar e, já a partir da próxima semana, poderemos receber pacientes”, afirmou o governador, que destacou ainda as obras na Arena Fonte Nova, onde também funcionará um hospital de campanha para pacientes com Covid-19.Rui Costa disse que nesta quarta a Bahia encerrou o dia com 50 pacientes internados em hospitais, sendo que 28 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O governador acrescentou que, ao longo do dia, fez cotações com empresas aéreas para contratação de um avião para trazer à Bahia compras direto da China. A ideia, segundo ele, é realizar uma compra coletiva por meio do Consórcio Nordeste  — instituição de articulação dos governadores da região nordestina  — para “acelerar a entrega e diminuir o risco” de o material não chegar, como aconteceu com os respiradores que ficaram retidos nos EUA.

O principal objetivo dos nove governadores que compõem o consórcio é lotar justamente ter êxito na compra de equipamentos respiradores. 

Mortes na Bahia

Além disso, o governador comentou o saldo de óbitos por coronavírus no estado. “Infelizmente, chegamos ao número de 18 óbitos na Bahia. Por isso, mais do que nunca eu quero reforçar o pedido para vocês: fiquem em casa”, pontuou ele, pedindo ainda que a população não saia durante o feriado da Semana Santa e adotem a celebração em casa, sem aglomeração. 

Rui lembrou ainda a importância do uso da máscara quando for necessário sair de casa. “Países do mundo que conseguiram obter um resultado muito bom foram aqueles que obrigaram todas as pessoas a usar da máscara. Não é obrigado aqui, mas nós estamos fazendo um apelo”.