Hospital Metropolitano desmobiliza leitos covid-19 para atender outras doenças

Decisão é motivada pela queda progressiva do número de internações por conta do coronavírus

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2022 às 17:16

. Crédito: Foto: Leonardo Rattes/Sesab

O Hospital Metropolitano, situado em Lauro de Freitas, irá reverter os 265 leitos covid-19 para o atendimento a outras patologias. A decisão é motivada pela queda progressiva do número de internações por conta da doença.

A partir desta quarta-feira (6), toda unidade passará por uma desinfecção. O hospital, que tem mais de 27 mil metros quadrados de área construída, divididos em seis pavimentos, funcionou por 13 meses atendendo exclusivamente pacientes com quadros leves e graves do coronavírus.

“Foram mais de 3,8 mil pessoas atendidas na unidade, que cumpriu o seu papel em um momento emergencial da Covid-19. Vamos desinfectar toda a estrutura, reverter as estruturas para a vocação original, realizar os ajustes necessários e em seguida, operacionalizar a unidade. Isso deve durar entre 30 e 45 dias”, afirma a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro.

Unidade de referência

A unidade será referência para casos de urgência e emergência, trauma (particularmente o trauma raquimedular), acidente vascular cerebral (AVC), além de neurologia e conta com dez salas de cirurgia. Entre obras e equipamentos, a unidade recebeu investimentos superiores a R$ 182 milhões.

Um dos destaques do projeto é a área de alta complexidade em cardiologia e neurovascular, com uma Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico e angioplastia.