IBGE faz Mapeamento dos biomas brasileiros

Técnicos do órgão já realizaram expedição ao Pantanal e a próxima será à Mata Atlântica; Bahia é o estado brasileiro com maior número de ecossistemas

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 26 de abril de 2018 às 13:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lagoa Encantada, na região de Ilhéus, no Sul da Bahia, faz parte do bioma Mata Atlântica (foto: divulgação)

Atualizar o mapeamento dos biomas brasileiros, com atenção especial às áreas em que eles se encontram. Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido desde a primeira semana de abril pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A previsão é de que seja concluído até agosto. 

A iniciativa visa à criação de um mapa dos biomas na escala cartográfica de 1:250.000 (1cm = 2,5 km). O mapa atual, publicado em 2004, tem escala de 1:5.000.000 (1 cm = 50 km). O Brasil tem seis biomas: a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. 

Serão cinco meses de viagens a diferentes regiões do país, o que inclui percorrer distâncias que variam de 2.000 km na Mata Atlântica (área de contato do Cerrado com a Floresta), em Goiás, até 5.000 km na Mata Seca (encontro do Cerrado com a Caatinga), na Bahia. O projeto apresenta alguns desafios, como o Tricontato, região de Minas Gerais próxima da divisa com a Bahia, onde se encontram os limites entre Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.  Mapa dos biomas brasileiros, as áreas marcadas serão alvo de expedições de equipes do IBGE

Neste mês foi concluído o trabalho de campo referente à área do Pantanal. “Apesar de ter vegetação típica de Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, o Bioma Pantanal tem limites mais precisos, definidos pelas áreas sujeitas a inundações”, explica o gerente do Mapeamento de Recursos Naturais do IBGE, Therence de Sarti. “Os limites entre os outros biomas apresentam áreas de transição cuja vegetação tem características comuns a ambos”, acrescenta. 

Durante 15 dias de abril, a equipe do instituto percorreu cerca de 3.950 km, passando por 23 municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

A próxima expedição está prevista para maio e irá visitar o bioma Mata Atlântica. A equipe de técnicos do IBGE disponibiliza, nas redes sociais do órgão, informações quanto ao andamento dos trabalhos, vídeos e fotos do mapeamento.  

Metade na Bahia 

Na Bahia estão três dos seis biomas brasileiros: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga, que compreendem quase 56,5 milhões de hectares. Cerca de 15% do território é protegido por 69 unidades de conservação, sendo que 27 são de proteção integral, com regiões importantes onde são encontradas espécies exclusivas.  

De acordo com informações do estudo “Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade do Estado da Bahia” (https://panda.maps.arcgis.com/apps/Cascade/index.html?appid=fcdf07cc5f3e49cc8ceb2681e74675e0), publicado em 2017 pela ONG WWF-Brasil em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, boa parte destas áreas de grande endemismo (com espécies que só são encontradas naquele local) estão no Sul baiano, coberta pela Mata Atlântica. Mas existem outras, como a Chapada Diamantina - com peixes e plantas endêmicos -, ou chapadões no Oeste, dotados de espécies exclusivas do Cerrado.