Ícone da filmografia gastronômica, longa inspirará jantar baiano

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um clássico do cinema - especialmente para os amantes da gastronomia -, A Festa de Babette dará o tom para um jantar em Salvador.

Para quem não viu, o longa dinamarquês, ganhador de um Oscar em 1988, tem boa parte de suas cenas passadas em uma reunião à mesa, com pratos inacreditáveis sendo servidos - como sopa de tartaruga, codornas recheadas com trufas e foie gras...  Sanctuarium terá a reprodução do cardápio de um clássico filme (Foto: Divulgação) Quem se aventurará nesta réplica é o Sanctuarium Atelier Gourmet (R. Itabuna, 286, Rio Vermelho), comandado por Hugo Ribeiro. “O filme é a expressão da adoração à comida, uma explosão de prazer. Por isso, surgiu a ideia de reproduzir esse cardápio”. A data do evento ainda não foi fechada - depende de quando Hugo receberá todos os ingredientes. 

O Sanctuarium, aliás, tem uma proposta diferente. O cardápio é definido a partir dos vinhos disponíveis na casa - ou os levados pelos clientes. Por isso, não há menu fixo. Mas há versões com quatro, seis ou oito passos. O restaurante só funciona com reservas (pelo tel. 99959-9696), de quinta a sábado, sempre pela noite.

Sexto ano consecutivo A ‘Barraca de Tereza’ já virou tradição da Casa de Tereza (R. Odilon Santos, 45, Rio Vermelho) na festa de 2 de fevereiro. Durante seis anos seguidos, Tereza Paim monta seu espaço, do lado de fora do restaurante, para saudar o dia de Iemanjá. E, claro, o projeto está confirmadíssimo em 2019. Tereza fará sua tradicional comemoração para Iemanjá no seu restaurante (Foto: Luna Garcia/Divulgação) Das 6h às 12h da data, a chef estará por lá com seus bolos, mugunzá, café com leite, caldinhos, sarapatel, bolinho de feijoada... “Estamos nos preparando para reverenciar e honrar a rainha do mar com muita festa e comida gostosa”, fala.

Frida Kahlo na Praia do Forte Tradicional baile de Carnaval da Praia do Forte, o Cortejo do Forte terá uma homenagem à famosíssima pintora mexicana Frida Kahlo. A artista servirá como inspiração para o adereço de cabeça das foliãs da festa. Quem assinará será o estilista e designer de moda baiano Jorge Nascimento, em parceria com a empresária Virgínia Moraes, dona da marca Vivire.

“A ideia é desenvolver a peça e fazer com que as mulheres do baile não só desfilem, como também se identifiquem como Fridas”, afirmou Jorge. No espaço da Vivire no balneário, inclusive, que será lançado oficialmente o evento, neste sábado (26), às 18h.

O Cortejo, comandado pelos empresários André Zenkner e Fernando Monteiro, rolará dia 16 de fevereiro, com concentração no Hotel Via dos Corais a partir das 15h.

Calendário aberto 'Irmãos Tântricos', Rajan e May Irineu passaram um tempo morando em São Paulo, onde consolidaram suas carreiras como terapeutas na área. Agora, voltam para Salvador para aplicar seus conhecimentos. Rajan e May: workshops de massagem tântrica no Imbuí (Foto: Hugo Faz/Divulgação) No dia 10 de fevereiro, comandam um workshop de massagem tântrica no Centro de Meditação Consciência Do Ser (R. Frei Henrique de Coimbra, 23, Imbuí). Em abril, voltam ao espaço para um novo curso, dessa vez nos dias 6 e 7 do mês.

Confirmado Fãs baianos de Belo, marquem na agenda: o cantor virá a Salvador em abril. Ele será uma das atrações do ‘maior festival de samba do mundo’: o Samba Piatã. O evento rola dia 6 do mês, a partir das 18h, no Parque de Exposições. Também participarão  Dilsinho, Mumuzinho,Thiaguinho, Thiago Martins,  Sorriso Maroto, Turma do Pagode e Chininha e Príncipe. Belo se apresentará em Salvador no dia 6 de abril (Foto: Reprodução/Instagram) Diversão   Um dos canais de TV por assinatura mais conhecidos pela criançada terá um cantinho para chamar de seu em Salvador. Até o dia 23 de fevereiro, o shopping Center Lapa recebe um parque infantil no clima da Nickelodeon. Com direito a quatro cenários divertidos, com os personagens Dora, a Aventureira, Tartarugas Ninja, o Bob Esponja e Shimmer & Shine.

É a primeira vez que o espaço aporta na capital baiana. Gratuito, ele funciona  no piso L1, de segunda a sexta-feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 09h às 20h.

Para Iemanjá   O 2 de fevereiro terá uma comemoração especial no restaurante português Portogaia (Chácara Gourmet - Rua Novo Horizonte, 39, Acupe de Brotas). O chef Vitor Bastos assinará um cardápio exclusivo, para almoço e jantar na data, com opções como salada de bacalhau e arroz de marisco. O lugar só funciona com reservas - que  podem ser feitas pelo 99941-4445 ou 99396-2525. Vitor Bastos fará cardápio especial no 2 de fevereiro do Portogaia (Foto: Divulgação) Especial A Coffeetown (Av. Sete de Setembro, 1755, Corredor da Vitória) terá uma noite diferente no dia 29. A partir das 19h30, o bartender Alê Barberino estará por lá como convidado, preparando drinques da carta da casa - e outros  feitos à base do novíssimo Gin Beefeater Pink. Alê: preparação de drinques especiais em uma noite na Coffeetown (Foto: Divulgação) Bahia como inspiração A designer de joias Marcela Cordier comandará uma exposição diferente. No lugar de anéis, colares e pingentes, estarão obras de arte, todas criadas pela baiana e inspiradas no estado e em sua religiosidade. A vernissage acontecerá nesta quinta-feira (24), no Farol Café & Wine Bar (Farol da Barra), a partir das 16h. Um dos quadros assinados por Marcela: vernissage (Foto: Divulgação)