Igreja visitada por Dom Pedro I e II, em Itaparica, será reaberta nessa segunda (28)

bahia
27.06.2021, 10:45:00
(Foto: Pascom/Divulgação)

Igreja visitada por Dom Pedro I e II, em Itaparica, será reaberta nessa segunda (28)

Entrega de restauração terá presenças do secretário especial da Cultura, Mário Frias, e ministros da Cidadania e do Turismo

A Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, localizada no centro da cidade de Itaparica, na Ilha de Itaparica, será reaberta na próxima segunda-feira (28), em cerimônia que contará com as presenças do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha e diversas autoridades, incluindo o secretário especial da Cultura, Mário Frias; o Ministro da Cidadania, João Roma; e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O templo histórico, construído à base de cal, pedra e óleo de baleia, foi inaugurado no dia 21 de outubro de 1794, e foi palco de várias passagens históricas do Brasil. Em 1814, Dom João VI, ainda na condição de Príncipe Regente de Portugal, deu ao templo o nome de Santíssimo Sacramento de Itaparica, desmembrando-o da Matriz Nosso Senhor da Vera Cruz.

Foi lá também que ocorreu a aclamação à Majestade Imperial, Dom Pedro I, que os itaparicanos fizeram em outubro de 1822, com uma celebração do Te Deum (A Ti, Deus!), em agradecimento pela Independência do Brasil que fora conquistada. 

Em 1826, a Matriz do Santíssimo Sacramento recebeu a visita do próprio Dom Pedro I, e em 1859, do seu filho sucessor, Dom Pedro II. Atualmente, a Matriz é composta por duas capelas e 13 comunidades.

Missa após reabertura
Além da cerimônia de inauguração, que ocorrerá às 10h, no mesmo dia ocorrerá a primeira Missa a ser celebrada no templo, após a reabertura, às 16h, também sob a presidência do Cardeal Dom Sergio da Rocha. Em virtude da pandemia, tanto a cerimônia de reabertura quanto a Missa serão restritas. Contudo, os fiéis poderão acompanhar pelo canal da Arquidiocese no YouTube.

Na reinauguração também estão previstas as participações do prefeito de Itaparica, José Elias Oliveira, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Larissa Peixoto. Com informações da Pascom.

Leia mais notícias do Alô Alô Bahia.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas