Imigrante escala prédio para resgatar criança pendurada em Paris; veja vídeo

mundo
28.05.2018, 07:50:29
Atualizado: 28.05.2018, 08:07:49
(Reprodução/Facebook)

Imigrante escala prédio para resgatar criança pendurada em Paris; veja vídeo

Em menos de um minuto o jovem Mamoudou Gassama, 22 anos, nascido em Mali, conseguiu resgatar o garoto

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O jovem Mamoudou Gassama, 22 anos, foi saudado como herói em Paris após resgatar um garoto que estava pendurado na sacada do quarto andar de um prédio da capital francesa. O resgate ocorreu na noite de sábado (26), em uma rua ao norte de Paris e foi registrado por um vídeo que viralizou nas redes sociais. 

Em menos de um minuto, ele escala a fachada do prédio, subindo de sacada em sacada, e salva o garoto de quatro anos, enquanto um vizinho tenta segurar a criança a partir de um apartamento ao lado.

De acordo com o G1, o presidente da França, Emmanuel Macron, convidou Gassama para um encontro no Palácio do Eliseu nesta segunda-feira para agradecê-lo pessoalmente. Gassama contou que estava andando quando viu uma multidão olhando para cima na frente de um prédio.

Em uma entrevista à emissora francesa BFMTV, disse que, quando viu a criança pendurada na sacada, "não pensou, apenas salvou o menino".

"Quando eu o peguei nos meus braços, perguntei porque ele fez isso. Mas ele não me respondeu."

Os bombeiros de Paris disseram que quando as equipes chegaram ao local a criança já tinha sido resgatada.

"Por sorte, tinha alguém fisicamente preparado e que tinha coragem para ir pegar a criança", afirmou o porta-voz dos bombeiros à agência AFP.

Autoridades locais citadas pela imprensa francesa disseram que os pais da criança não estavam em casa na hora que o garoto foi para a sacada. O pai foi interrogado pela polícia por suspeita de ter deixado o filho sozinho. A mãe não estaria em Paris na hora.

Repercussão

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, elogiou o jovem de 22 anos pelo heroísmo. Ela se referiu a ele como "o homem-aranha do 18º", em referência ao distrito em que o resgate ocorreu. "Parabéns a Mamoudou Gassama pelo seu ato de bravura que salvou a vida de uma criança na noite passada. Eu tive o prazer de conversar com ele hoje por telefone, para agradecê-lo calorosamente", escreveu Hidalgo no Twitter.

"Ele me explicou que chegou do Mali há alguns meses sonhando em construir uma vida aqui. Eu respondi que esse gesto heróico é um exemplo para todos os cidadãos e que a cidade de Paris vai, obviamente, dar apoio ao esforço dele de se estabelecer na cidade."

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas