Imóvel desaba e deixa homem ferido no Dois de Julho: 'graças a Deus estou vivo'

Desabamento aconteceu na madrugada desta sexta (13), na Rua do Sodré

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2018 às 05:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Um imóvel desabou no bairro do Dois de Julho, na madrugada desta sexta-feira (13). Segundo informações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), o desabamento aconteceu por volta das 3h. O casarão desabou e escombros caíram sobre a residência vizinha, na Rua do Sodré, em frente ao Museu de Arte Sacra.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou, em nota, que a área foi isolada e o imóvel que desabou e o vizinho foram isolados. Não houve registro de vítimas. Segundo a Codesal, os três moradores do casarão sinistrado foram notificados para deixarem o local.

Entre eles está o ambulante Leonardo Marcelino Pereira, 58 anos. Ele estava assistindo televisão quando começou a ouvir as primeiras telhas cair. "Eu achei que fosse algum gato, mas não era. Quando eu vi, estava desabando em cima de mim. Caiu tudo e eu fiquei todo encolhido, debaixo dos escombros, mas graças a Deus estou vivo para contar a história", conta.

Confira o relato completo: 'Achei que fosse morrer', diz vítima de desabamento no Dois de Julho  Marcelino achou que gatos estavam no telhado (Foto: Milena Teixeira/CORREIO) Depois do desabamento, Leonardo saiu da casa, onde mora sozinho há 25 anos. Ele paga R$ 100 de aluguel e disse não ter para onde ir. "Eu não tenho para onde ir porque não tem como achar outro aluguel mais barato. Desde quando desabou que eu estou na rua", relata, o ambulante que recebeu auxílio dos bombeiros para sair do local.

Leonardo relata como aconteceu o desabamento: 

A assessoria do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) confirmou que atendeu uma ocorrência de desabamento de imóvel na Rua do Sodré e que, quando a equipe chegou ao local, verificou que a parede de um imóvel desabou e atingiu outra edificação. Uma vitima foi retirada com escoriações leves. 

O eletricista André Luís de Jesus, 43, também foi afetado com o desabamento. Ele mora ao lado do imóvel que desabou. "O prédio desabou e o entulho caiu do lado da entrada da minha casa. Para sair de lá, eu tive que ser auxiliado pelo Corpos de Bombeiros", conta. Imóvel de André foi isolado pela Defesa Civil (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) André estava dormindo com a família quando ouviu o teto da casa do vizinho desabar. "Eu acordei com o barulho e puxei logo minha filha. Fiquei com medo, porque não tinha como sair de casa".

A Codesal informou ainda, em nota, que realizou "vistoria de um imóvel na Rua do Sodré (Largo Dois de Julho) que desabou parcialmente, atingindo imóvel vizinho" e que a área está isolada. O órgão realizou nova avaliação pela manhã.

O engenheiro da Codesal, José Carlos Palma, disse ao CORREIO que o prédio que desabou parcialmente foi isolado "por uma questão de segurança". "Estamos aguardando o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), porque o imóvel é tombado. Vamos fazer a avaliação e a depender da discussão que seja feita vamos remover uma parede e um pilar", explicou Palma durante vistoria no casarão na manhã desta sexta (13).

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier