Inauguração de novo trecho da BA-001 aproxima a cidade de Itacaré

bahia
23.10.2009, 08:21:21

Inauguração de novo trecho da BA-001 aproxima a cidade de Itacaré

Novidade, que incluiu uma ponte, fez crescer a expectativa quanto ao turismo na região

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Está muito mais fácil chegar às praias do sul do estado, como as de Itacaré, conhecida por suas belas paisagens e boas ondas. É que foi aberto mais um trecho da BA-001, que liga as cidades de Camamu, no baixo sul, e Itacaré. A inauguração de um trecho de 13km da rodovia, que inclui uma ponte de 320m sobre o Rio de Contas, fez crescer a expectativa quanto ao turismo na região.

“Não vai só aumentar como também estimular todas as atividades ligadas ao turismo”, disse o secretário estadual do setor, Domingos Leonelli. “As reservas para o final do ano já estão crescendo”, contou Magda Lutfi, 44 anos, dona da Pousada Estrela. A empresária Thaís Kuntgen, 29, também gostou da novidade. “Foi excelente, antes eu perdia uma hora todos os dias para chegar no trabalho, agora será no máximo 18 minutos”, disse ela, que mora na cidade de Maraú, mas trabalha na vizinha Itacaré. Com a nova estrada, o tempo de viagem entre Camamu e Itacaré foi reduzido de duas horas para 40 minutos, em média.

Até então, o trajeto era feito pela BA-652, passando por quatro cidades até pegar a BA-262, via Ilhéus, somando 200km. A implantação da ponte reduziu em quase 70% a extensão do trajeto, que hoje é de 54km. Quem desejar sair de Camamu para Ilhéus também pode seguir direto pela BA-001, percorrendo cerca de 119km.

A distância para Salvador, via Ilha de Itaparica, foi reduzida de 530km para 238km. No dia 29 deste mês, o governador Jaques Wagner entrega oficialmente a obra, que teve investimento total de R$104 milhões, com recursos estaduais e federais.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas