Incêndio em vegetação em área do polo gera pânico em Camaçari e região

A Defesa Civil registrou mais de 100 ligações em três horas de pessoas apavoradas querendo deixar as cidades

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 3 de janeiro de 2021 às 09:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

(Foto: Defesa Civil de Camaçari) Chamas de até dois metros de altura em vegetação perto do Polo Industrial de Camaçari levaram pânico aos moradores de Camaçari, Dias D’Ávila e Mata de São João na noite deste sábado (02). Isso porque, um vídeo divulgado em redes sociais e também num site de notícias da região, alertava de um risco iminente de explosão, o que não era verdade segundo relatou ao CORREIO neste domingo (03) a  Defesa Civil de Camaçari. Mais de 100 pessoas ligaram apavoradas para Defesa Civil de Camaçari. Muitos já se preparam para abandonar as cidades temendo a explosão. 

No vídeo, o homem  diz que as chamas estavam próximas de um posto de combustível e de tubulações de gás. “Vamos fazer essa corrente aí, para divulgar essa informação ... A situação é séria. A Dias D’Ávila pode ser afetada nessa situação aí, caso aconteça uma explosão ... Estou assustado. Nunca vi isso aqui no Polo. Tenta divulgar o máximo que você puder aí”, diz autor da gravação. “Divulgar uma informação dessa é uma tremenda irresponsabilidade. Muitas pessoas nos ligaram em pânico, querendo abandonar tudo, porque um vídeo fala em explosão”, disso o coordenador da Defesa Civil de Camaçari Ivanaldo Soares.

Segundo ele, o risco de uma explosão era zero. “As chamas estavam muito distantes do Polo. Estavam a pouco mais de um quilômetro. O fogo estava concentrado na margem da pista e o posto estava do outro lado e na região não tem tubulação de gás. Foi um exagero deles”, criticou Ivanaldo.  O vídeo tem a duração exata de um minuto, mas trouxe consequências muito maiores. “Nossos telefones não pararam. Ligações de Camaçari, Dias D’Ávila e até Mata de São João. Todo mundo em pânico. Teve gente que pediu socorro a parentes de Salvador, que estavam preparados para buscá-los. O pânico só foi controlado depois que eu mesmo fiz um vídeo desmentido o risco de explosão”, contou. 

Veja o vídeo que gerou o pânico e o da defesa civil explicando. O CORREIO publica o vídeo que gerou o pânico sem aúdio para evitar a disseminação de informações falsas. 

As chamas começaram por volta das 18h, mas a Defesa Civil chegou uma hora depois. O fogo se espalhou num raio de quilômetro nas imediações da Ford e animais, como cobras, tentavam fugir atravessando a pista. O trabalho para contar as chamas durou até às 23h. “A gente atuou rápido assim que chegou. Fizemos um cerco na cabeça do fogo e não deixamos ele se propagar mais”, relatou Ivanildo.  Ao que tudo indica, a causa do incêndio pode ter sido provada por ação humana. “Encontramos três focos de incêndio a um raio de um quilômetro cada um. Pode ter sido uma baga de cigarro lançada na vegetação que já está desidratada nessa época. Os incêndios naturais não acontecem à noite, quando a temperatura está mais fria”, explicou. 

Cerca de 20 profissionais, entre funcionários da Defesa Civil de Camaçari, bombeiros e brigada de incêndio do Polo, atuaram no local para contar as chamas. Não houve feridos.    Três equipes do CBMBA com o apoio de brigadas de incêndio de empresas do Pólo Petroquímico debelaram um incêndio que atingiu a vegetação próxima às empresas Ford e Monsanto. Ocorrência finalizada. pic.twitter.com/LGkphGNr57

— Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (@cbmba193) January 3, 2021

Em nota enviada ao CORREIO, o site Fábio Notícias, que divulgou o vídeo criticado pelas autoridades se defendeu. "Agi corretamente sim, se não fosse a nossa divulgação ele não chegariam tão rápido, as pessoas das cidades vizinhas não tem nenhuma orientação e nunca foi emitida uma nota sobre mau cheiro e a qualidade do ar que respeitamos, nunca ninguém da Cofic disponibilizou um número, um canal direto entre a população. Ele tem programa Nudec ( Núcleo de defesa comunitária), que 99% da população desconhece, sem falar nos buracos nas vias de trânsito do polo, um centro industrial que abriga mais de 90 empresas e fatura bilhões de dólares  anualmente, fica complicado conviver com essa realidade, acidentes de trânsito acontecem todos os dias por conta da vegetação alta que impossibilita a visibilidade. FAKE NEWS nunca existiu e sim informações em trânsito". 

Procurado pelo CORREIO, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic não foi localizado.