Incêndio no Museu Nacional vira mote para espetáculo de balé baiano

coluna vip
20.11.2018, 05:00:00

Incêndio no Museu Nacional vira mote para espetáculo de balé baiano


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Se você tivesse poucos segundos para proteger algo de um incêndio, o que você traria consigo? É esse o mote para o mais novo espetáculo do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), intitulado Chama.

A montagem tem como disparador o incêndio de enormes proporções que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro passado. Assim, o trabalho aborda a memória, construção, reconstrução e atitudes diante da ruína.

Jorge e Neto: diretores do novo espetáculo do BTCA
(Foto: Patricia Almeida/Divulgação)

Reconhecidos na cena contemporânea da Bahia, os coreógrafos Jorge Alencar e Neto Machado foram os escolhidos para dirigir o projeto, que terá estreia em uma temporada de 14 a 16 de dezembro, na recém-inaugurada Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

Dicas para os futuros casados
Conhecida em todo o Brasil - principalmente pelas participações em programas como Mais Você, da Globo, e Santa Ajuda, do GNT -, a personal organizer Ivana Portella se prepara para aportar em Salvador.

Ivana comandará bate-papo na Expochic
(Foto: Divulgação)

Ela está confirmada na Expochic, onde comandará, pela primeira vez na Bahia, o bate-papo A Primeira Casa. Por lá,  dará dicas de organização para ajudar casais no início do casamento. "Sabemos que, em uma casa organizada, tudo tem mais fluidez", fala.

O encontro será sábado (24), as 18h, e é aberto ao público. Já a Expochic rola de sexta (23) a domingo (25), das 14h às 22h, no Cerimonial Rainha Leonor - Pupileira.

Santo Antônio além da imaginação
O fotógrafo Mário Edson já bateu o martelo do tema para seu calendário de 2019: 'Santo Antônio Além do Carmo, Além da Imaginação'.

O bairro é o tema do calendário 2019 de Mário Edson
(Foto: Mário Edson/Divulgação)

"A coleção de imagens será uma forma de declarar carinho e gratidão pela acolhida dada pelo bairro ao ME Ateliê da Fotografia - que, desde julho, iniciou suas atividades lá", diz o anfitrião.

O lançamento acontecerá dia 12 de dezembro, às 19h30, no próprio Ateliê, localizado na Ladeira do Boqueirão, 6. 

Poemas musicais
Premiado escritor moçambicano, Mia Couto teve uma de suas obras transformada em canção. Intitulado Árvore, o trabalho estará no futuro disco do cantor e compositor Gabriel Póvoas, chamado Poesia.

Mia teve um de seus poemas transformado em música por Gabriel Póvoas
(Foto: Reprodução/Facebook)

O projeto será composto apenas de poemas musicados, e será lançado no primeiro trimestre de 2019. Além de Mia, há parcerias com José Carlos Capinan, Marcelo Quintanilha, Lana Scott, Elisa Lucinda, Nívia Maria Vasconcellos, Ritta Cidhreira e Daniela Mercury, mãe do artista. 

Vendas nas redes sociais
Famoso nome do marketing digital brasileiro - já tendo realizado consultorias na Austrália, EUA e em países da Europa -, Marcelo Antonioli será um dos palestrantes de dois eventos na capital baiana: a 24ª edição do Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (CONAJ) e o MKT Digital Trends - edição Nordeste.

Marcelo dará duas palestras em Salvador
(Foto: Renato Rebouças/Divulgação)

Os workshops com o especialista são voltados para empreendedores interessados em vender produtos e serviços através das redes sociais. Ambos já estão com inscrições abertas e acontecem em Salvador entre os dias 27 e 30 de novembro e 1º de dezembro, respectivamente. 

Poesias do Sertão
O poeta paraibano Jessier Quirino fez questão de incluir a capital baiana no tour do espetáculo Juntando os Cacarecos. No projeto, ele mergulha no universo sertanejo, do presente e do passado, trazendo a história de noivos que vão se casar.

Jessier comandará apresentação única, na capital baiana, de Juntando os Cacarecos
(Foto: Diego Marcel/Divulgação)

Sucesso por onde passa, o recital retrata as situações que a dupla vive, sempre com poesias. Será uma única apresentação, dia 12 de janeiro, às 20h30, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Apesar da distância, os ingressos já estão à venda no site Ingresso Rápido e começam em R$ 30.

Samba da Bahia  
Nomes conhecidos do samba local, Valmir Lima, Guiga de Ogum e Reginaldo de Itapuã terão suas composições reunidas no álbum Bahia Dá Samba. O disco contará com show de lançamento dia 27, às 20h, no Teatro do Irdeb (Rua Pedro Gama 28-E, Federação).

O disco Bahia Dá Samba terá show de lançamento no dia 27
(Foto: Divulgação)

Lá, os sambistas estarão juntos, com a presença de músicos que participaram da gravação do projeto.  Com entrada franca, a ocasião também possuirá a exibição de um mini-doc, que revela o processo de produção do trabalho e a pesquisa sobre os compositores. 

Viagem recheada
Cristina Castro está em uma série de missões pela Colômbia. Semana passada,  acompanhou a apresentação de En Carne Santa, feita pelo Balé Jovem de Salvador com o coreógrafo colombiano Jorge Bernal.

Cristina Castro: de olho nas programações para o VivaDança 2019
(Foto: Felipe Pestana/Divulgação)

O projeto havia estreado, em abril, no VivaDança Festival Internacional, do qual Cristina é diretora-geral, e, sexta passada (16), foi apresentado no Festival Danza en la Ciudad, em Bogotá.  

Mas não parou por aí: ela ainda aproveita a viagem para expandir o diálogo com o país, já pensando em intercâmbios para as programações de 2019 do VivaDança.

Para as verdadeiras
Miss Bahia Plus Size 2018, Vanessa Figliuolo estrela a campanha baiana da linha Vera, da Intimissimi. A aposta da marca foi pensada para 'mulheres de verdade', com numerações variadas e extensas - Vera, inclusive, é a palavra em italiano para 'verdadeira'. A capital baiana é uma das primeiras a receber a coleção especial, disponível nas lojas dos shoppings Barra e Salvador.

Vanessa: estrela da campanha da linha Vera em Salvador
(Foto: Elias Dantas/Divulgação)


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas