Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Incêndios são controlados na Chapada Diamantina, mas exigem monitoramento

Brigadistas trabalham para apagar as chamas desde o fim de semana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2019 às 18:44

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Divulgação/ CBMBA

A luta para conseguir apagar os incêndios na Chapada Diamantina segue nesta terça-feira (22). A notícia positiva é que os três principais focos das chamas já foram controlados. Agora, os bombeiros e voluntários trabalham para debelar o fogo de uma vez por todas.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, em Livramento de Nossa Senhora o incêndio foi controlado e segue em fase de monitoramento. A informação tranquiliza, principalmente, quem depende do turismo nessas regiões porque o fogo estava em um local de difícil acesso, próximo à cachoeira do Rio Brumado, região conhecida como Véu de Noiva, e um dos principais pontos turísticos da Chapada. Aeronaves estão auxiliando no combate às chamas (Foto: Divulgação/ Sema) Em Rio de Contas, na Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Barbado, a situação também de fogo controlado e em fase de monitoramento. Já na APA Marimbus-Iraquara uma equipe com nove bombeiros militares florestais controlou o incêndio que atingia a Serra da Cravada, iniciando a fase de monitoramento.

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) informou que foi disponibilizado um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) para o reconhecimento transporte de tropa para áreas de difícil acesso, o que otimizou as ações de combate às chamas em Rio de Contas, na APA Serra do Barbado. Foram empregados sete veículos terrestres, três aeronaves e 28 florestais no combate ao fogo, além dos Brigadistas.

A partir desta segunda-feira duas aeronaves Air Tractor passaram a atuar no combate às chamas. Elas estão dando suporte no combate e auxiliando na definição de estratégias de combate terrestre, com maior eficiência. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio e o tamanho da área atingida. Neste período o clima na região é quente e seco o que potencializa o aparecimento de focos na vegetação, além das queimadas feitas por produtores rurais locais para limpar os terrenos para cultivo.