Índia instala rede no rio Ganges para recolher corpos de vítimas da covid-19

País registra mais de 4 mil mortes diariamente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2021 às 10:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Prakash Singh/AFP

As autoridades da Índia instalaram uma rede ao longo do rio Ganges para recolher os corpos de vítimas da covid-19. Diversos cadáveres já foram vistos boiando pelas águas consideradas sagradas pela cultura hindu.

Na Índia há a tradição de jogar os mortos no rio Ganges.

Já foram encontrados 71 corpos no estado de Bihar, reforçando o temor de que o vírus está se alastrando no interior rural da Índia, onde vive dois terços da população.

Os corpos surgiram no rio ao longo da fronteira dos estados do norte de Uttar Pradesh e Bihar, por onde passa o Ganges. 

A Índia se tornou o novo epicentro da pandemia no mundo, registrando mais de 4 mil mortes diárias, sendo 250 mil ao total.

Segundo moradores da região, os parentes jogam os corpos no rio porque não podem comprar madeira para as cremações hindus tradicionais ou porque os crematórios estão sobrecarregados com o número excessivo de funerais. 

O ministro de recursos hídricos de Bihar, Sanjay Kumar, disse no Twitter na quarta-feira que uma 'rede foi colocada' no rio na fronteira do estado com Uttar Pradesh e o patrulhamento na região aumentou.

Ele disse que o governo do estado, um dos mais pobres do país, estava "preocupado tanto com a tragédia quanto com os danos ao rio Ganges". Kumar acrescentou que as autópsias confirmaram que os cadáveres estavam mortos há quatro a cinco dias.

Reportagens da imprensa afirmam que 25 corpos também foram recuperados no distrito de Gahmar, no estado de Uttar Pradesh. O jornal Hindu citou um oficial da polícia local dizendo que havia longas filas nos locais de cremação no estado do norte: 'É possível que com pressa alguns se desfizessem dos corpos no rio dessa maneira'.