Instituto Opnus coloca ex-assessora de deputado do PT da Bahia como estatística responsável por pesquisa de intenção de votos

Empresa cearense recebeu a quantia de R$ 60 mil para formalizar o levantamento dos dados

Publicado em 2 de maio de 2022 às 22:05

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

A Rádio Salvador FM contratou pesquisa de intenção de votos junto ao Instituto Opnus, e a estatística responsável pelo levantamento dos dados, Lorena Maurícia Neris Silva, já atuou no gabinete do ex-deputado estadual Zé Neto (PT) - hoje deputado federal. Empresa cearense recebeu a quantia de R$ 60 mil para realizar o trabalho.

Lorena foi nomeada para o gabinete de Zé Neto em novembro de 2012, quando exerceu a função de secretária parlamentar. Ela foi exonerada no ano seguinte. O parlamentar chegou a ocupar, na época, cargo de líder dos governos de Jaques Wagner e Rui Costa na Assembleia Legislativa (Alba). 

A pesquisa foi encomendada por um veículo de imprensa que é comandado por Marcos Medrado, outro nome muito ligado ao governador Rui Costa (PT). A previsão é que o levantamento seja divulgado amanhã (3). O filho de Medrado, Diogo Medrado, é presidente da Bahiatursa desde 2014. 

Metodologia O Instituto Opnus já havia sido contratado pela Rádio Salvador FM para realizar outro levantamento. Nesse caso, os resultados foram contestados em função da metodologia que, segundo opositores ao grupo petista no estado, apresentava questionário enviesado para manipular os entrevistados.