Internado com covid, prefeito de Conquista é transferido para hospital em São Paulo

Herzem Gusmão foi para o Hospital Sírio-Libanês para dar continuidade ao tratamento e a reabilitação da doença

Publicado em 26 de dezembro de 2020 às 19:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista

Diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro, o prefeito de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, Herzem Gusmão, foi transferido em transporte aéreo para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no início da noite deste sábado (26) para dar continuidade ao tratamento e a reabilitação da doença.

Segundo fontes próximas ao prefeito, ele está bem e já apresentou melhoras no nível de saturação de oxigênio no sangue desde que foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês. Neste domingo (27), Gusmão também começou a falar com mais facilidade

Os boletins médicos com o estado de saúde do prefeito só serão emitidos diariamente a partir da segunda-feira (28). O gestor municipal já estava estável, mas foi transferido por não apresentar um avanço na recuperação da doença, informou a fonte.

Em nota publicada no sábado, a Prefeitura de Vitória da Conquista afirmou que o prefeito evoluiu com complicações decorrentes da doença devido à presença de doenças pulmonares preexistentes. Ainda segundo o texto, Gusmão passará por tratamento de reabilitação pulmonar.

“O Prefeito Herzem Gusmão sai do período de isolamento para o Covid-19 depois de 20 dias. Encontra-se confiante, com quadro estável, com boa performance hemodinâmica, recuperando a função pulmonar após pneumonia secundária, em ventilação espontânea com necessidade de oxigênio suplementar, sem qualquer disfunção orgânica”, afirmou boletim médico do hospital Samur publicado no sábado, onde o gestor estava internado.

Gusmão foi internado em 18 de dezembro na unidade do Samur em Vitória da Conquista após apresentar complicações pulmonares e apresentar necessidade de uso de oxigênio. Nos primeiros dias da doença, o prefeito seguiu em tratamento domiciliar.