Itaberaba: polícia mata três homens em ação que terminou com PM morto 

Cabo Crenildo Freitas chegou a ser socorrido para UPA, mas não resistiu

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 07:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Adaílson, Alex e Fernando morreram na operação - Foto: Divulgação/SSP

Três homens suspeitos de liderar o tráfico de drogas em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, foram mortos na noite de quinta-feira (23)  em ação que terminou também com um cabo da PM morto. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, do 11° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Itaberaba) e das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada encontraram o trio, que teria reagido durante uma abordagem. "Três criminosos atiraram nas guarnições durante abordagens e não resistiram ao confronto", disse a SSP-BA.

Durante a troca de tiros, o cabo Crenildo Freitas chegou a ser socorrido para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu ao ferimento e morreu. 

A ocorrência começou, no bairro Oriente, quando, primeiro, a Cipe Chapada cercou Adaílson Oliveira Santos, 18 anos . "Ele não obedeceu a determinação de parada e atirou. O criminoso acabou não resistindo e com ele foram apreendidos arma, munições e colete balístico", afirmou a SSP-BA que informou que Adaílson liderava o tráfico na região.

As diligências continuaram no bairro, com apoio do 11° BPM e da Rondesp Chapada, e Alex dos Santos Ferreira, 18,  e Fernando Sena de Moraes, 19, foram localizados. Conforme informações da SSP, os três tinham passagens por roubo e tráfico de drogas, todas em Itaberaba. Eles também eram investigados pela autoria de homicídios, segundo a polícia. 

Segundo a pasta, eles eram integrantes da facção que, na última terça-feira, foi alvo de uma megaoperação com 21 presos. "Eles se esconderam em um imóvel e, após confronto, não resistiram. Na troca de tiros o PM Crenildo terminou ferido fatalmente. Unidades territoriais e especializadas da região continuam em busca de outros integrantes da quadrilha. Armas, drogas e uma motocicleta roubada foram encontradas com o trio", completou a SSP-BA.