Já pensou? Nordestão pode ficar sem baianos na fase final pela 1ª vez

Bahia ou Vitória sempre passaram de fase em 15 edições do regional

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 30 de março de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor / CORREIO

Vatapá sem dendê, São João sem fogueira, Carnaval sem a pipoca, baião de dois sem feijão e arroz. Tem coisas da cultura nordestina que não podem, sob hipótese alguma, existirem soltas. Ou, se existirem, fica a sensação de ‘rapaz, tá faltando algo aqui’.

Aí, eu te pergunto: já pensou o Nordeste sem a Bahia? Ou então a Copa do Nordeste sem Bahia ou Vitória na fase mais decisiva? Parece absurdo, mas tente acreditar: esse cenário pode acontecer após a rodada deste sábado (30).

Bahia e Vitória estão chegando à última rodada da primeira fase em 5º lugar de seus respectivos grupos e dependem de uma combinação de resultados para passarem de fase. Confira as contas necessárias aqui.

Nunca aconteceu Isso nunca aconteceu em 15 edições da história do regional. Seria 2019 o ano da primeira vez? Vai depender do Vitória, que recebe o Náutico, e do Bahia, que visita o Sampaio Corrêa, ambas as partidas começando às 16h.

Não custa lembrar que o Ba-Vi é o clássico que mais vezes aconteceu na Copa do Nordeste, 14 vezes – sendo a última em 3 de fevereiro deste ano, 1x1 na Fonte Nova.

Outro fato curioso: mesmo quando um deles ficou de fora do torneio em si, o outro foi lá e honrou o estado. Em 2003, o Bahia não quis disputar o regional e o Vitória foi campeão. Em 2016, o Leão não se classificou pelo estadual e o tricolor foi até as semifinais.

Em seis edições do regional a dupla chegou junta à fase final, inclusive as duas últimas. Em 2017, se enfrentaram nas semifinais e o Bahia foi quem avançou. Em 2018, o tricolor perdeu na final e o Leão caiu nas quartas de final, ambos diante do Sampaio Corrêa.

O Ba-Vi é, também, o único clássico estadual que decidiu a Copa do Nordeste. E não foram poucas vezes: três finais, com dois títulos para o rubro-negro (1997 e 1999) e um para o tricolor (em 2002).

Se tudo der certo e tivermos um novo Ba-Vi em 2019, será necessariamente pela final da Copa do Nordeste. Pelo regulamento, os cruzamentos das quartas de final e das semifinais serão entre times do mesmo grupo. 

O Vitória está no Grupo A, e o Bahia, no Grupo B. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam.