Já virou tradição! La Fúria lança versão para 'Caneta Azul'

Se tem meme musical, tem Bruno Magnata deixando sua marca

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2019 às 21:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Já virou uma tradição: se tem meme musical, tem versão da La Furia. Pois Bruno Magnata não decepcionou os fãs e rapidamente já lançou a sua "Caneta Azul", seguindo um sucesso que se alastra pelo WhatsApp desse o final de semana. "A caneta não sai  da sua cabeça!", anuncia ele, segurando a famosa esferográfica no início do vídeo.

Dessa vez Magnata trocou seu verbo de preferência, "sentar", pelo "riscar". Depois de iniciar com os versos já tornados famosos pela versão original ("Caneta azul, azul caneta, caneta azul, tá marcado com a minha letra"), ele abre para a suinguera com "ela risca com a caneta azul, ela risca com a caneta azul".

Confira:

A despretenciosa canção viralizou no final de semana depois que um vídeo cantando à capela foi postado online. Com o sucesso, o cantor Manoel Ribeiro tratou de ir até o cartório da cidade de Balsas (MA), onde mora, no início da tarde desta segunda-feira (28) para dar inicio ao processo de registro dos direitos autorais da música.

O fenômeno A caneta amarela é até citada na música, apenas de passagem, e logo é esquecida. A tonalidade favorita de Van Gogh não goza do mesmo prestígio com o maranhense Manoel Gomes, cujo coração pertence ao azul. Entretanto, este relacionamento monocolor foi manchado pelo cinza da saudade quando a amada caneta azul se esvaiu das mãos do estudante.

De coração partido e tomado pela saudade da caneta escanteada pelo Enem - que aceita unicamente a preta em suas provas - o autor compôs esta música, que na verdade é um apelo suplicando pelo retorno de sua amada. Inspirado por esta dor, ele conseguiu superar o obstáculo de ter uma paleta de cores reduzida, tingiu e atingiu o sucesso com um hit que viralizou em todo Brasil. 

"Caneta azul, azul caneta", inicia assim a ode ao objeto de cor mais quente que está marcado "na sua letra". Logo após, ele relembra a época em que ia ao colégio munido de sua inseparável companheira. A rotina foi interrompida quando Manoel a perdeu, como ele mesmo narra. “Eu peço, por favor, quem encontrou, me entrega ela”, suplica. 

E a famigerada caneta azul estourou - sem manchar de tinta o bolso de ninguém - em todo Brasil. Um dos vídeos da canção, postado no dia 18 de outubro, já soma 3 milhões de visualizações no Youtube. Além disso, o sucesso fez o maranhense ser convidado pelo cantor Thiago Brava para ir até Palmas, no Tocantins, cantar o seu hit na frente de milhares de pessoas. Assista ao vídeo original e ao concerto do cantor:

Versões da La Fúria Em junho, a seriedade da acusação de estupro contra o atacante Neymar não assustou Magnata, que fez uma versão pagodão com trechos da conversa entre o jogador e sua acusadora, divulgadas pelo craque do PSG; "Oi, fake", anuncia o cantor Bruno Magnata. "Saudade do que a gente não viveu ainda. Ei, fake, razão do meu libido, venha pra Europa para poder sair comigo", canta ele. "De tarde ela quer louvor, de noite ela tá sentando", diz o refrão.

No fim do mês anterior, a banda fez sua versão de "Shallow". "Diga o que te fez você sentir saudade de empinar o rabetão. Mais uma vez você tá solteira e voltou pro paredão. Desafio do shallow now, você vai sentar no grau. Senta no shallow now", diz a música. A versão, como a de Paula Fernandes, dividiu opiniões dos internautas. "La Furia carregando o brasil nas costas", escreveu uma fã. "Esse homem vai dominar o mundo, bicho", riu outro. Mas também teve críticas. "Quando eu achei que não poderia ficar pior, fizeram algo tão sem nexo quanto", comentou uma. Uma desavisada queria saber: "Que porra é shalow now?.

A La Fúria gosta de apostas em memes e brincadeiras que estão correndo a internet para fazer músicas novas. Nesse ano, contudo, a banda se envolveu em polêmica depois de fazer uma música batizada com nome do ator Fábio Assunção fazendo referência a "ficar loucão".

"Hoje eu vou beber, hoje eu vou ficar loucão / Hoje eu não quero voltar pra minha casa não / Hoje eu vou virar o Fábio Assunção / Hoje eu vou voltar pra casa só se for no camburão", diziam os versos da música.

Lançada em 2018, a canção acabou estourando perto do Carnaval, com muito folião apostando em máscaras do ator. Magnata acabou fazendo um acordo com Fábio Assunção para doar o dinheiro que ganhasse com a música para ONGs que trabalham com dependentes químicos. Ele também afirmou que faria mudanças na música. (Foto: CORREIO) Depois, a banda também explorou o meme com a investidora Bettina Rudolph, que ficou famosa depois de explicar como ganhou um milhão de reais três anos depois de um investimento modesto de R$ 1,5 mil. Com frases como “um milhão de sentadas na p***ca” e xingamentos, na gravação ao vivo, de “safada, piranha”, a música recebeu críticas.

Na música, divulgada na íntegra em páginas especializadas em pagode, no YouTube, o cantor diz que a Betina vai dar “um milhão de sentadas na p***ca” e, durante a execução ao vivo, ainda chama uma mulher, que faz as vezes de Bettina, de “safada, piranha”.

Na própria descrição de um dos vídeos, os internautas comentam o excesso. “Tem o passar do limite, e tem Lá Fúria depois”, critica Matheus Santana. “Limite? Só o meu cartão de crédito mesmo!!!”, afirma Caroline Lima. Outros internautas também consideraram a música desrespeitosa e machista.

A atriz Bruna Marquezine também já recebeu uma homenagem da banda. Batizada de "Vovô urso", a canção tem um refrão direto: "Dança da Bruna Marquezine, dança da Bruna Marquezine, dança da Bruna Marquezine".