Jabuticaba pode ajudar na prevenção de gordura no fígado

Extrato da casca da fruta ainda ajudaria a evitar a pré-diabetes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

A jabuticaba, além de ser deliciosa, pode ajudar na sua saúde. Um estudo acaba de comprovar que a fruta preveniu a pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) em camundongos.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: A pesquisa foi comandada por uma equipe do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas e da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e publicada no periódico Journal of Functional Foods.

Ao ingerirem o extrato da casca da jabuticaba, os bichos mais velhos - e que eram submetidos a uma dieta com alto teor de gordura  - tinham diminuídos seu ganho de peso, de gordura no sangue e da hiperglicemia (excesso de glicose no sangue). Além de terem melhorado o HDL (colesterol bom). A jabuticaba ajudou na diminuição do ganho de peso dos bichos (Foto: Shutterstock/Reprodução) Para chegarem a essa conclusão, os estudiosos dividiram os camundongos aleatoriamente em grupos.

Um foi composto por animais jovens, com três meses de idade, recebendo uma dieta padrão. Outro, por bichos com 11 meses de idade, também com dieta padrão. E o terceiro, mais uma vez com 11 meses de idade, só que submetidos a uma dieta rica em gordura.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

O quarto e o quinto grupo tinham camundongos envelhecidos, que receberam, respectivamente, uma dose de 2,9 ou 5,8 gramas de extrato por quilo de peso, junto com uma dieta padrão durante 60 dias.

Já o sexto e o sétimo grupo, com animais envelhecidos, ganharam dose de 2,9 ou 5,8 gramas de extrato por quilo de peso, respectivamente, e uma dieta rica em gordura durante 60 dias. Os camundongos foram divididos em grupos para o estudo (Foto: Shutterstock/Reprodução) As análises mostraram que as doses do extrato da casca de jabuticaba aplicadas nos camundongos mais velhos impediram o ganho de peso, diminuíram o processo inflamatório e resultaram em uma redução da hiperglicemia e da dislipidemia --o que preveniu o pré-diabetes.

Os pesquisadores ainda perceberam que a dose maior de extrato, com 5,8 gramas por quilo do peso do animal, foi mais eficiente que se comparada à dosagem menor.  A dosagem maior de extrato da fruta teve melhores resultados (Foto: Shutterstock/Reprodução) O extrato da casca da fruta usado pelos pesquisadores resultou no depósito de uma patente, agora em processo de licenciamento por uma empresa brasileira.