João, Antônio e Pedro: confira quem é quem na devoção católica de junho

Na sexta (24) é dia de São João, e o próximo dia 29 é dedicado a São Pedro; confira tradições

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2022 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ CORREIO

Chegamos à semana do São João e, depois dele, ainda tem São Pedro. O mês começou com o queridinho Santo Antônio... Esse é o trio que anima as festas e faz o maior sucesso em junho. As tradições juninas estão muito ligadas às histórias desses três heróis da Igreja Católica e, por isso, as paróquias preparam uma programação cheia de homenagens. A devoção, no entanto, não se restringe às igrejas. 

A secretária Marinês Pereira Santos, 57 anos, herdou do pai a fé em São João e, até hoje, mesmo após sete anos da morte de seu Manoel Bispo dos Santos, ela enfeita a casa e reza muito, junto com a mãe, dona Matilde Pereira Santos. E o que a enche de saudade é a época em Alagoinhas, da casa dos pais arrumada, com bandeirolas, e o chão de terra batida coberto por uma areia fina, como era tradição no interior. “Todo mundo ia para casa de Manezinho, que fazia até foguete de talisca”, conta Marinês sobre o gosto do pai pela festa. São João na casa da casa da avó de Rodrigo, no Santo Antônio Além do Carmo (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Neste ano, por conta do calendário litúrgico, a missa solene na paróquia de São João Batista, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, será na quinta-feira (23), e não 24, dia do nascimento do santo. O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, fará a celebração às 19h do dia 23 (veja a programação abaixo).

VAI CURTIR O SÃO JOÃO NA BAHIA? CLIQUE AQUI E VEJA GUIA COMPLETO DOS FESTEJOS

Por falar em nascimento, a fogueira é tradição bíblica do dia 24. Ficou a cargo do sacerdote Zacarias, pai de João, acender uma fogueira quando o filho nascesse e, assim, todos ficariam sabendo do parto de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. E assim foi feito: fogueira para celebrar a vida!

Ao escolher viver no deserto, se preparando para a sua missão evangelizadora, João anunciava ao povo a vinda do Messias e realizava o ritual de purificação do corpo por meio do batismo (daí o nome Batista): a imersão dos fiéis na água simbolizava a mudança interior.

Já Pedro, o santo do próximo dia 29, era pescador e foi escolhido por Cristo para essa caminhada de fé. Disse a ele: “Você será pescador de homens”. Junto com São Paulo, é considerado a coluna mestra da Igreja Católica e seu primeiro papa. É conhecido por suas belas cartas, pelo dom da cura e por ser o padroeiro das viúvas - antes de conhecer Jesus, Pedro era casado, e sua sogra, viúva, morava com ele. São Pedro: uma forcinha para quem está querendo casa própria (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Como se tornou apóstolo, a São Pedro foram dadas as “chaves do Céu” e, por isso, quem tem fé e quer casa própria faz o pedido ao santo. Vinte e nove de junho é a data de seu martírio. Morreu como Jesus, na cruz, mas pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, pois disse que não se achava digno de ter um fim exatamente igual ao do filho de Deus. A Igreja de São Pedro, na Praça da Piedade, também terá missas especiais.

Casa aberta A festa de Santo Antônio já passou, mas este ano marcou o retorno da devoção presencial na casa do artista plástico autodidata Rodrigo Guedes, 33. Ele aprendeu com as avós a transformar o mês de junho em uma festa, com muita religiosidade. Há 16 anos, ele dá seguimento à tradição e realiza, na casa da avó materna, a Devoção Popular a Santo Antônio.

O tríduo, que teve seu ponto alto no último dia 13, é de porta aberta. E continua. Qualquer pessoa pode visitar o altar de cinco metros de altura, montado com todo o capricho, na sala da casa, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, até o dia 26 deste mês, todos os dias. Depois desse período, as visitas ainda serão permitidas aos finais de semana. Devoto de Santo Antônio, Rodrigo não esquece de São João (à esquerda) e de São Pedro; neste ano, homenageia São Cosme e São Damião (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Rodrigo conta que coloca no altar as imagens de São João e de São Pedro; em destaque, Santo Antônio; e ainda o santo homenageado do ano: em 2022, é São Cosme e São Damião, imagens que ele ganhou em junho do ano passado.

“Quando criança, eu me vestia de Santo Antônio, tocava o sino da igreja, levava o incenso nas trezenas e, hoje, dou continuidade a essa tradição”, revela ele, que tem o nome do santo tatuado no braço.

O padre Ronaldo Marques Magalhães, há 20 anos na paróquia do Santo Antônio Além do Carmo, explica que Santo Antônio ajudava a pagar os dotes das moças pobres que queriam se casar. Na época, o pai da moça era quem tinha esse dever. Por ajudar os que possuíam menos recursos é que ele ficou com a fama de casamenteiro. Quem ia ao convento não ficava sem receber um pão ou uma palavra de consolo.

“Santo Antônio foi um profundo conhecedor da palavra de Deus. Sabia toda a Bíblia decorada e, por isso diziam que, se todas as Sagradas Escrituras desaparecessem, podiam contar com ele para refazê-las.” Um santo!

Confira a programação nas igrejas de São João e São Pedro, em Salvador:

São João, 24/6 (Dia de seu nascimento)

Tradições - A tradição da fogueira vem desde o século I, antes de Cristo, quando ficou combinado que Zacarias acenderia uma fogueira para anunciar o nascimento do filho João Batista 

Comes e bebes - Como é uma data festiva - e um dos poucos dias santos em que se comemora o aniversário de nascimento ao invés de morte -, a mesa é farta. No Brasil, não podem faltar alimentos como milho, amendoim e seus derivados deliciosos.

Missas na paróquia da Avenida Vasco da Gama

7h   Orações 10h   Missa dos Devotos 15h  Hora da Misericórdia 19h   Missa Solene, celebrada pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha

São Pedro, 29/6 (Dia de seu martírio)

Fama - É conhecido por ser o padroeiro das viúvas (antes de se tornar apóstolo de Jesus, Pedro era casado e morava com a sogra, que era viúva). Além disso, é para ele que os devotos fazem pedidos quando o assunto é a casa própria. Isso porque Pedro tinha nas mãos as “chaves do céu”, entregues por Jesus.

Tradição - as mesmas de São João, com fogueira e comidas típicas

Missas na Paróquia da Praça da Piedade

6h30  Alvorada 7h    Missa pelo Papa 8h  Missa pelos comerciantes, comerciários e ambulantes 9h  Missa pelos viúvos e viúvas 10h   Missa pelos idosos e doentes 11h  Momento de louvor a São Pedro 12h   Missa pelos aniversariantes do dia e pessoas com o nome Pedro Das 13h às 14h    Adoração ao Santíssimo Sacramento 14h30   Missa pelas pastorais, ministérios e movimentos da Paróquia 15h30  Procissão 16h30 Missa solene campal e encerramento da festa

Por motivo do recente aumento de casos de covid-19, o CORREIO volta a chamar a atenção para a necessidade da vacinação completa (de acordo com cada faixa etária) contra o novo coronavírus. Além disso, sugere o uso de máscaras apropriadas, a higienização das mãos e o cuidado com aglomerações.