Joelma, Kiss, Andraus: veja incêndios que abalaram o Brasil

Brasil já sofreu com outros casos de incêndio ao longo de décadas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2018 às 06:47

- Atualizado há um ano

O incêndio no edifício no Largo do Paissandu, Centro de São Paulo, na nesta segunda-feira (1º), traz à memória outros incêndios que abalaram o Brasil.

Gran Circo Norte-Americano: 17 de dezembro de 1961 - Niterói

A maior tragédia em número de vítimas aconteceu na década de 1960, com a morte de 503 pessoas durante um incêndio no Gran Circo Norte-Americano, em Niterói, no Rio de Janeiro. O fogo foi criminoso. Adílson Alves tinha sido contratado para ajudar a erguer a grande lona do picadeiro, mas se desentendeu com o dono do circo, acabou sendo demitido e jurou vingança.

Ele voltou com comparsas e usou gasolina para incendiar o circo no fim do espetáculo, com as arquibancadas lotadas. Além dos mortos, mais de 800 ficaram feridas.

Edifício Andraus: 24 de fevereiro de 1972, São Paulo

Também no Centro de São Paulo, na década de 1970, um incêndio abalou as estruturas do Edifício Andraus.  Explosões fizeram a estrutura do prédio de 32 andares tremer. Ao todo, foram 16 mortos e 330 feridos.

Os sobreviventes foram retirados do prédio por helicópteros e uma ponte improvisada que ligava o prédio a outro edifício, com intuito de resgatar os sobreviventes.

Edifício Joelma: 1º de fevereiro de 1974, São Paulo

Um dos incêndios mais emblemáticos do país foi transmitido pela televisão. Um curto circuito num aparelho de ar condicionado provocou um grande incêndio no Edifício Joelma. Por causa do fogo,  188 pessoas morreram e 345 ficaram feridas.

Quem acompanhou o caso ficou assustado ao ver que muitas pessoas preferiram se jogar das janelas, porque não tinham mais esperanças de serem resgatados. Outras pessoas se refugiaram no terraço do edifício de 25 andares. O prédio tinha sido inaugurado três anos antes. Foram oito horas e meia de fogo. Cinco pessoas foram condenadas por crime de negligência e omissão, mas ninguém foi preso. Incêndio no Edifício Joelma chocou o Brasil (Foto: Reprodução/Globo News) Boate Kiss: 27 de janeiro de 2013, Santa Maria

O incêndio na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, teve um grande número de mortos: 242. O incêndio matou diversos jovens que costumavam ir à casa de festas.

O fogo começou durante uma apresentação da banda Gurizada Fandangueira, após fogos de artifício serem usados dentro da casa. As chamas se espalharam rapidamente pelo local, por causa da espuma do isolamento acústico.    (Foto: Yuri Weber/Jornal A Razão/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)